Diário de São Paulo
Siga-nos
Provão Paulista

Governo de SP lança novo modelo de vestibular para universidades do estado

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10) por Tarcísio de Freitas

Governo de SP lança novo modelo de vestibular para universidades do estado - Imagem: reprodução Canva
Governo de SP lança novo modelo de vestibular para universidades do estado - Imagem: reprodução Canva

Vitória Tedeschi Publicado em 10/07/2023, às 13h57


Na tarde desta segunda-feira (10) o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), acaba de anunciar a criação do Provão Paulista, um novo modelo de vestibular para ingresso nas universidades estaduais de São Paulo.

Os jovens têm o sonho de entrar na universidade, porque esse é um passo importante para o ingresso no mercado de trabalho, para o sucesso profissional e autonomia financeira. Nós queremos tornar esse sonho possível", disse o governador.

De acordo com a Folha de S.Paulo, o novo modelo, que terá o formato de vestibular seriado, foi proposto e desenvolvido pelos reitores da USP, Unicamp e Unesp, que esperam que o novo modelo motive mais os alunos da rede estadual a ao menos tentar ingressar no ensino superior. 

Segundo o portal Vestibulares Estrategia, as provas dos vestibulares seriados são aplicadas ao fim de cada ano do Ensino Médio. Dessa forma, o estudante realiza os exames de acordo com o conteúdo de cada uma das séries dessa etapa de ensino. É daí que vem o nome desse tipo de processo seletivo.

Assim, a ideia é que o exame seja aplicado a estudantes durante 1º, 2º e 3º anos do ensino médio em escolas públicas a partir deste ano. As notas obtidas nessas provas serão usadas para concorrer às vagas de graduação das universidades.

Com início em 2023, o governo estadual afirmou que cerca de 13 mil vagas já serão ofertadas - apenas cerca de 3.000 serão na USP, Unesp e Unicamp; o restante será disponibilizado pela Univesp (universidade virtual) e pelo Centro Paula Souza, de ensino técnico.

Além das vagas, o governador de SP também prometeu que alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo que conseguirem vaga nas universidades pelo Provão Paulista terão direito a uma bolsa de estudos durante a graduação, mas o valor ainda não foi informado.

Compartilhe  

últimas notícias