Diário de São Paulo
Siga-nos
Educação financeira

Educação em 2024: Governo de São Paulo reduz itinerários e reforça português e matemática

A gestão de Tarcísio de Freitas também incluiu educação financeira no currículo escolar

Governo de São Paulo anuncia mudanças no currículo escolar para 2024 - Imagem: Reprodução | G1
Governo de São Paulo anuncia mudanças no currículo escolar para 2024 - Imagem: Reprodução | G1

Marina Roveda Publicado em 18/11/2023, às 12h32


O governo de São Paulo divulgou hoje as alterações previstas no novo currículo das escolas da rede estadual, que entrarão em vigor em 2024. As principais mudanças afetam o Ensino Médio, com a redução dos itinerários formativos de 12 para 3, distribuídos da seguinte forma:

  1. Exatas, Ciências da Natureza e Linguagens
  2. Ciências Humanas
  3. Ensino Médio Técnico

A reformulação visa ampliar as aulas de português e matemática, reduzir a carga horária de artes, filosofia, sociologia e robótica, além de eliminar as matérias eletivas. A medida tem como objetivo diminuir defasagens educacionais e preparar os estudantes para o vestibular.

A disciplina de educação financeira será incluída no currículo para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O tempo dedicado ao aprendizado de língua portuguesa e matemática será ampliado, e aulas de física, geografia e história serão reintegradas à 3ª série do Ensino Médio.

Além disso, as aulas eletivas serão trabalhadas de maneira transversal, adaptando-se à trilha escolhida pelos estudantes. A mudança também prevê duas aulas semanais de orientação de estudos nos anos finais do Ensino Fundamental, buscando recuperar defasagens.

Impacto nas Cargas Horárias de Português e Matemática:

  • Na 3ª série do Ensino Médio: Ampliação de três para cinco aulas de língua portuguesa, incluindo duas de redação e leitura. Na matemática, três aulas semanais, acrescidas de duas de educação financeira.

  • Na 2ª série do Ensino Médio: Mantidas três aulas de língua portuguesa, com adição de duas aulas de redação e leitura. Três aulas de matemática e mais duas de educação financeira.

  • Na 1ª série do Ensino Médio: Passa de cinco para seis aulas semanais de língua portuguesa, contando com quatro específicas e duas de redação e leitura. Na matemática, serão cinco aulas e mais duas de educação financeira.

As mudanças visam aprimorar o currículo, atendendo demandas da rede estadual e proporcionando uma educação mais alinhada com as necessidades dos estudantes.

Compartilhe  

últimas notícias