Diário de São Paulo
Siga-nos
Cidade

Expresso Aeroporto de Guarulhos sairá da Barra Funda até o fim do ano

A informação foi divulgada pelo presidente da CPTM, Pedro Moro

Expresso Aeroporto de Guarulhos vai sair da Barra Funda - Imagem: reprodução Twitter
Expresso Aeroporto de Guarulhos vai sair da Barra Funda - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 27/04/2023, às 09h16


Pedro Moro, o presidente da CPTM, divulgou que o Expresso Aeroporto, que conecta a estação da Luz ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, deve começar a operar a partir da Barra Funda, na zona oeste da cidade de São Paulo, ainda este ano, apesar de ter sido originalmente previsto para 2024.

Segundo informações do Metrópoles, uma obra complexa está sendo realizada para permitir que a Linha 11-Coral chegue até a Barra Funda, o que exigirá a instalação de uma subestação de energia capaz de fornecer eletricidade aos trens que circulam nessa linha a cada quatro minutos durante os horários de pico.

Como o Expresso Aeroporto, na Linha 13-Jade, opera apenas uma vez por hora, a subestação de energia existente é suficiente, conforme explicou Pedro Moro.

"Por isso, a gente consegue antecipar. Dependemos hoje única e exclusivamente da finalização da sinalização. Ainda não tenho uma data definida. Será no segundo semestre. Mais provável, para o quarto trimestre deste ano", afirmou.

De acordo com o presidente da CPTM, a chegada do Expresso Aeroporto na estação Barra Funda deverá resultar em um aumento no número de passageiros, já que essa estação fica mais próxima da Marginal Tietê e é de fácil acesso para carros em comparação à estação Luz.

Além disso, ele destacou que a Barra Funda é um importante terminal rodoviário, com ônibus vindos de outras regiões do estado e do país, o que certamente contribuirá para aumentar a demanda pelo serviço.

Compartilhe