Diário de São Paulo
Siga-nos
Energia

Centro de SP volta a sofrer queda de energia na tarde desta quarta-feira

Enel volta a deixar bairros às escuras em menos de um dia

Centro de SP volta a sofrer queda de energia na tarde desta quarta-feira - Imagem: Reprodução/Freepik
Centro de SP volta a sofrer queda de energia na tarde desta quarta-feira - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 20/03/2024, às 18h09


Moradores e comerciantes do Centro de São Paulo vivenciaram mais uma interrupção no fornecimento de energia na tarde desta quarta-feira (20), a segunda em menos de uma semana.

Segundo o G1, a queda de energia atingiu principalmente os bairros de Santa Cecília, Vila Buarque, Consolação e Higienópolis. Inclusive, nesses mesmos locais, existem residências sem luz desde segunda-feira (18), quando ocorreu a primeira.

O Tribunal de Justiça Militar (TJM) relatou que a energia em seu prédio foi cortada por volta das 12h30 desta quarta-feira (20), após um período de escuridão que se estendeu de segunda-feira (18) até as 9h30 da terça-feira (19).

Ainda de acordo com o G1, a Enel Distribuição, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, atribuiu a interrupção a uma escavação da Sabesp que danificou cabos da rede subterrânea da distribuidora.

A empresa também esclareceu que a segunda queda de energia, ocorrida por volta das 12h40 desta quarta (20), foi causada por um problema em um dos circuitos da rede de distribuição subterrânea. Para solucionar o problema, os técnicos da Enel optaram por desligar um dos circuitos de forma preventiva, permitindo a realização de uma nova mediação na região.

"A Enel Distribuição São Paulo informa que, desde as 16h05, restabeleceu o fornecimento de energia para 97% dos clientes afetados pelo desligamento preventivo realizado na rede de distribuição subterrânea que atende os bairros de Higienópolis, Santa Cecilia, Consolação, Campos Elísios, Vila Buarque e Cerqueira Cesar. Os demais clientes (cerca de 1 mil) serão abastecidos ainda hoje por meio de geradores. Pela manhã, a companhia já havia normalizado o fornecimento para todos os clientes que tiveram o serviço afetado na última segunda-feira. Mesmo com o restabelecimento, as equipes da empresa seguiram no local trabalhando para reconfigurar totalmente a rede afetada. Durante o trabalho, identificaram um indicativo de nova falha, optando por desligar preventivamente às 12h40 um dos circuitos para realizar nova intervenção. Também, preventivamente, a companhia mobilizou geradores adicionais, além dos que já estavam disponíveis na região", disse a empresa em comunicado.

A Enel divulgou que, até as 14h, 60% dos afetados pela interrupção de energia já tiveram o fornecimento normalizado.

O Procon-SP notificou a Enel para que preste esclarecimentos sobre as frequentes interrupções no fornecimento de energia na capital paulista.

Compartilhe  

últimas notícias