Investigação busca recuperar obras históricas levadas durante invasão à biblioteca

Gabriela Nogueira Publicado em 20/12/2025, às 19h23
A Polícia Civil de São Paulo avançou nas investigações sobre o roubo de obras de arte ocorrido na Biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital. Na última sexta-feira (19), uma mulher de 38 anos foi presa temporariamente suspeita de participação no crime, registrado no início de dezembro e que chocou o meio cultural paulista.
O assalto aconteceu no dia 7, quando dois homens armados invadiram a biblioteca durante a manhã. Eles renderam uma funcionária da segurança e um casal de idosos que estava no local, antes de seguirem até a área da cúpula de vidro. Dali, levaram 13 gravuras de alto valor histórico e artístico, sendo oito do francês Henri Matisse e cinco do brasileiro Candido Portinari, que integravam a exposição Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a mulher detida é investigada por colaborar com a ação criminosa, embora detalhes sobre sua atuação e o local da prisão não tenham sido divulgados. A prisão é temporária e faz parte de uma série de medidas adotadas para esclarecer o caso e tentar localizar as obras, que seguem desaparecidas.
Antes disso, outros dois suspeitos já haviam sido presos. Um deles é Felipe dos Santos Fernandes Quadra, de 31 anos, identificado por imagens de câmeras do programa Smart Sampa. Ele foi localizado em um imóvel na Mooca, na Zona Leste, no dia seguinte ao crime. Em audiência de custódia realizada em 17 de dezembro, a Justiça decidiu manter sua prisão.
O segundo preso é Luís do Carmo, conhecido como Magrão, apontado como responsável por dar apoio à fuga dos assaltantes. Ele foi detido no dia 18 de dezembro. Já o outro homem que participou diretamente da invasão à biblioteca segue foragido e ainda não foi identificado oficialmente.
Imagens obtidas por investigadores mostram os criminosos deixando o prédio com as obras dentro de uma sacola e caminhando pelo Centro Histórico. Apesar do acionamento rápido da Polícia Militar, os suspeitos conseguiram escapar naquele momento.
As investigações continuam, com foco tanto na recuperação das gravuras quanto na identificação de todos os envolvidos. A Biblioteca Mário de Andrade é considerada a maior biblioteca pública de São Paulo e uma das mais importantes do país, com acervo histórico que atrai pesquisadores e visitantes de todo o Brasil.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Brasil encerra preparação para enfrentar Escócia com Neymar disponível e dúvida no ataque

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Após fortes chuvas, duas crateras se abrem e engolem carros na região metropolitana de São Paulo

Fã tatua nome de Neymar no rosto e promete nova homenagem caso Brasil conquiste o hexa

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

Ex-capitão da Alemanha é acusado de racismo após chamar estilo da Costa do Marfim de "selvagem"

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas