Diário de São Paulo
Siga-nos
Israel

Vídeo mostra israelenses pisoteando carga de ajuda humanitária que iria para Gaza

Quatro envolvidos foram presos pela polícia de Israel

Grupo israelense bloqueia ajuda humanitária - Imagem: Reprodução / G1
Grupo israelense bloqueia ajuda humanitária - Imagem: Reprodução / G1

Gabriela Thier Publicado em 14/05/2024, às 14h24


Nesta segunda-feira (13) um grupo de israelenses foi filmado bloqueando a passagem e esvaziando e pisoteando a carga de dois caminhões de ajuda humanitária que levavam alimentos e itens de higiene para a faixa de Gaza.

De acordo com a mídia israelense, o bloqueio foi organizado por um grupo de ativistas israelenses de extrema direita, chamado Tzav 9, em forma de protesto, alegando que os caminhões eram “abastecimento para o Hamas” e que Israel não poderia “oferecer presentes” para terroristas.

Não é a primeira vez que algo do tipo acontece nas fronteiras, nas últimas semanas houveram outras ocorrências, nas quais 4 israelenses foram presos, também por bloquear caminhões de ajuda humanitária.

Em nota publicada no Jerusalem Post, o grupo Tzav 9 afirmou que os atos cometidos “não estão alinhados com os valores do grupo” porém que “bloquear os caminhões é uma maneira efetiva e prática de dizer que ‘nenhuma ajuda vai passar até que o último dos reféns retorne.’”

Ainda, em nota, o Conselho de Segurança Nacional dos EUA disse que as ações do grupo são “absolutamente inaceitáveis” e disse ter tratado do caso com o governo de Israel na mesma segunda-feira.

Compartilhe  

últimas notícias