Diário de São Paulo
Siga-nos

Trump diz ser “altamente improvável” estender cessar-fogo com o Irã

Presidente dos EUA eleva pressão sobre negociações e afirma que trégua pode terminar sem acordo entre os países

Trump pressiona por avanço nas conversas e sinaliza cenário de maior tensão - Imagem: Reprodução
Trump pressiona por avanço nas conversas e sinaliza cenário de maior tensão - Imagem: Reprodução

Redação Publicado em 20/04/2026, às 17h44


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que considera pouco provável a renovação do cessar-fogo firmado com o Irã, cuja validade, segundo ele, termina na noite de quarta-feira (23), no horário de Washington. A declaração aumenta a pressão sobre as negociações entre os dois países em meio ao agravamento das tensões no Golfo Pérsico.

Em entrevista à agência Bloomberg, Trump disse que não pretende ampliar o prazo caso não haja avanços concretos. Segundo o republicano, os Estados Unidos não serão levados a aceitar condições consideradas desfavoráveis.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de retomada imediata do confronto militar, o presidente respondeu que espera uma piora no cenário caso as tratativas fracassem. Nos últimos dias, Trump vinha alternando sinais sobre a chance de manter a trégua por mais tempo.

A fala ocorre após a Marinha americana interceptar um cargueiro iraniano acusado de tentar driblar restrições impostas por Washington aos portos do país. Em resposta, Teerã prometeu reagir em breve ao episódio.

De acordo com a agência estatal iraniana Tasnim, drones teriam sido lançados na direção de embarcações militares dos EUA envolvidas na operação. O caso ampliou a tensão em uma região estratégica para o comércio global de petróleo.

No campo diplomático, o governo iraniano informou que ainda não decidiu se participará da próxima rodada de negociações prevista para ocorrer no Paquistão. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baqaei, afirmou que não existe definição sobre o envio de representantes.

Baqaei também criticou a postura americana, alegando que, apesar do discurso favorável ao diálogo, Washington não estaria demonstrando compromisso real com uma solução negociada.

Enquanto isso, a Casa Branca confirmou que uma delegação liderada pelo vice-presidente JD Vance deve viajar em breve ao Paquistão para tentar destravar as conversas. Trump também afirmou que não descarta uma reunião direta com líderes iranianos, caso haja progresso nas negociações.


últimas notícias