Diário de São Paulo
Siga-nos
CIÊNCIA

Terra ganhará uma segunda lua; entenda

Nova "lua" é um fragmento da lua original e possui apenas 10 metros de diâmetro

Terra ganhará uma segunda lua - Imagem: Reprodução / Freepik
Terra ganhará uma segunda lua - Imagem: Reprodução / Freepik

William Oliveira Publicado em 18/09/2024, às 14h24


Alguns astrônomos da Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, descobriram a existência de um novo asteroide, com apenas 10 metros de diâmetro, que se encontra na órbita da Terra. O corpo celestial foi apelidado de “minilua”, pois se trata de um fragmento da Lua original.

O asteroide foi intitulado 2024 PT5 e entrará na órbita da Terra em 29 de setembro, onde permanecerá até o dia 25 de novembro. Posteriormente, a "minilua" seguirá sua jornada pelo sistema solar.

De acordo com os astrônomos da Universidad Complutense de Madrid, a “minilua” ficará na órbita da Terra por quase dois meses, mas não há risco de impacto.

Os especialistas ainda destacam que, devido à forma como o corpo celestial surge na órbita da Terra, as “miniluas” acabam se tornando difíceis de observar e categorizar oficialmente. Em 2015, alguns observadores confundiram a nave Gaia, da ESA, com uma nova “lua” da Terra.

Segundo Raúl de la Fuente Marcos, cientista responsável pela descoberta, o asteroide é, “sem dúvidas, um objeto natural”, que acabou sendo formado no cinturão de asteroides de Arjuna.

Após sua passagem, a “minilua” está prevista para retomar a órbita terrestre em novembro de 2025 e novamente em 2055.

A "minilua" será visível?

Por possuir somente 10 metros de diâmetro, a “minilua” acaba tendo um tamanho extremamente pequeno e, devido a isso, o mais provável é que o asteroide não chegue a ficar visível a olho nu, ou mesmo com telescópios não profissionais.

Compartilhe