Ex-membros do partido que governou a Andaluzia por 36 anos já haviam sido julgados em 2019

G1 Publicado em 26/07/2022, às 08h18
O Supremo Tribunal da Espanha confirmou as condenações de ex-líderes na Andaluzia, membros do partido socialista, condenados em 2019 em um dos maiores escândalos de corrupção da Espanha moderna, informou o tribunal nesta terça-feira (26).
O atual primeiro-ministro espanhol também é membro do mesmo partido.
O Supremo Tribunal ratificou a decisão de primeira instância de novembro de 2019, que condenou 19 ex-funcionários de alto escalão do governo regional da Andaluzia pelo grande escândalo originado na distribuição pouco transparente e clientelista de centenas de milhões de euros em ajuda pública, procedentes de um fundo para desempregados e empresas em crise.
Com esta decisão do Supremo Tribunal, José Antonio Griñán (76), que foi presidente regional da Andaluzia de 2009 a 2013, ex-ministro regional das Finanças, terá de cumprir seis anos de prisão e 15 anos de desqualificação por desvio de verbas públicas e prevaricação.
Seu antecessor, o histórico presidente andaluz e ex-ministro Manuel Chaves (77 anos) cumprirá nove anos de inabilitação para cargos ou empregos públicos por prevaricação, assim como outra ex-ministra e ex-conselheira da Fazenda de Andaluzia, Magdalena Álvarez (70 anos), que recebeu sentença semelhante em 2019.
Na decisão anunciada nesta terça-feira, o Supremo Tribunal modificou algumas das sentenças: decidiu absolver três condenados à inabilitação por prevaricação e reduziu a pena de sete para três anos de prisão contra uma quarta pessoa por peculato e prevaricação.
Essas sentenças foram um duro golpe para o socialismo andaluz, que governou a região mais populosa da Espanha por 36 anos ininterruptos até janeiro de 2019, quando foi destituída do poder pelos conservadores do Partido Popular (PP).
Quando a primeira sentença foi emitida, o governo de Pedro Sánchez afirmou que estes eram eventos passados que não afetaram a atual liderança do Partido Socialista.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Caso Deolane: delegada faz revelação bombástica que pode mudar rumo da investigação

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Por que Ricardo Gontijo se tornou um dos empresários mais controversos da construção civil

Rio Preto registra três furtos de veículos em apenas seis horas

Polícia fecha fábrica clandestina que reutilizava whey vencido e alterava validade no interior de SP

PF amplia investigação sobre fraude bilionária e mira novos alvos em operação

PF mira ex-dirigentes das Americanas e investiga fraude bilionária de R$ 24 bilhões

Número de mortos em terremotos na Venezuela sobe para 164 e mobiliza ajuda internacional

Governo federal lança política nacional para ampliar atendimento de saúde à população em situação de rua