Exigência de visto visa restabelecer reciprocidade entre Brasil e demais países

Manoela Cardozo Publicado em 09/04/2025, às 12h27
A partir da próxima quinta-feira (10), cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália precisam novamente de visto para entrar no Brasil. A exigência entra em vigor com o decreto do Executivo que restabelece a medida, encerrando a isenção unilateral adotada anteriormente.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a decisão foi tomada em 2023 com base no princípio da reciprocidade. Isso porque nenhum desses três países concede entrada livre a brasileiros sem a necessidade de visto. "O Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita", destacou o Itamaraty.
O governo brasileiro afirma que ainda mantém negociações com os países envolvidos para buscar acordos bilaterais de isenção, desde que haja reciprocidade. O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou esse posicionamento ao declarar publicamente que o Brasil segue em tratativas para que os EUA deixem de exigir vistos de brasileiros, o que abriria caminho para que a exigência também fosse suspensa aqui.
A nova política impacta diretamente o setor de turismo. De acordo com dados da Embratur, só em 2024 o Brasil recebeu 728.537 visitantes norte-americanos, 96.540 canadenses e 52.888 australianos. Agora, todos esses viajantes precisarão obter visto antes de desembarcar em território brasileiro — seja por via aérea, terrestre ou marítima.
O visto deve ser solicitado por meio da plataforma online eVisa, com taxa de US$ 80,90 (cerca de R$ 479 na cotação atual). O processo inclui o preenchimento de um formulário, anexação de documentos obrigatórios — como o passaporte válido — e deve ser feito com antecedência. A estadia permitida é de até 90 dias.
Especialistas do setor alertam para possíveis impactos no fluxo turístico, sobretudo nos destinos mais procurados por estrangeiros, como Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Salvador. A expectativa do governo é que, com avanço nas negociações diplomáticas, os acordos de isenção possam ser firmados em breve.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

STF oficializa fim da aposentadoria compulsória como punição máxima para juízes

Influenciadora rebate críticas por namoro com ex-presidente da CBF 53 anos mais velho

Metrô de São Paulo distribui álbuns da Copa do Mundo e promove ação solidária com figurinhas repetidas

Torre Eiffel fecha as portas em meio a onda de calor histórica que castiga a França

Mulher é condenada a 66 anos de prisão por envenenar ovo de Páscoa e matar crianças no Maranhão