Diário de São Paulo
Siga-nos
ESPANHA

Rei Felipe VI autoriza candidatura da direita para a presidência na Espanha

Caso haja uma posse fracassada, será acionada uma contagem regressiva de dois meses para que as eleições legislativas se repitam

Alberto Núñez Feijóo - Imagem: Reprodução | Reprodução/Twitter @NunezFeijoo
Alberto Núñez Feijóo - Imagem: Reprodução | Reprodução/Twitter @NunezFeijoo

Marina Roveda Publicado em 23/08/2023, às 08h02


Alberto Núñez Feijóo, líder de direita, recebeu autorização do rei Felipe VI para tentar formar um governo na Espanha, marcando um passo importante em direção à sua posse como novo chefe de governo. A decisão do rei de propor Feijóo como candidato à presidência do governo foi anunciada após uma reunião entre o monarca e a presidente do Congresso, Francisca Armengol, e confirmada em uma declaração ao Congressodos Deputados.

Nos últimos dias, havia uma crescente expectativa em relação a se o rei designaria o líder do Partido Popular (PP, conservador), que venceu as eleições legislativas de julho, ou o atual presidente em exercício, o socialista Pedro Sánchez, para formar o governo. O rei seguiu o "costume" de que o candidato do partido com o maior número de assentos no parlamento seja o primeiro a ser proposto para a posse.

Apesar da autorização real, Feijóo ainda não possui os votos necessários para garantir sua nomeação como chefe de governo. Entretanto, Pedro Sánchez, seu adversário, também não possui o apoio necessário. Para alcançar uma maioria absoluta, são necessários 176 dos 350 deputados do parlamento. Feijóo agradeceu ao rei pela decisão e prometeu dar voz aos espanhóis que desejam mudança, estabilidade e moderação com um governo que defenda a igualdade de todos.

Caso a posse de Feijóo seja fracassada, será iniciada uma contagem regressiva de dois meses para a realização de novas eleições legislativas, a menos que Pedro Sánchez consiga construir uma maioria nesse período. Tanto Sánchez quanto Feijóo afirmaram estar dispostos a participar de um debate de posse, mas Feijóo reivindicou seu direito de ser escolhido por ser o candidato do partidoque venceu as eleições. Atualmente, Feijóo conta com 172 votos, enquanto Sánchez tem 164 votos, incluindo os votos de seu partido e de partidos de esquerda.

Compartilhe  

últimas notícias