Diário de São Paulo
Siga-nos
Internacional

Putin e Kim Jong-un trocam presentes durante encontro amigável na Coreia do Norte

Putin viajou até a Coreia do Norte para realizar um novo fortalecimento de laços na defesa dos países

Putin e Kim Jong-un trocam presentes em durante encontro amigável na Coreia do Norte - Imagem: reprodução X I @ojogo
Putin e Kim Jong-un trocam presentes em durante encontro amigável na Coreia do Norte - Imagem: reprodução X I @ojogo

Milleny Ferreira Publicado em 20/06/2024, às 16h20


Na última quarta-feira (19) aconteceu a primeira visita de Vladimir Putin à Coreia do Norte após 24 anos, além de assinarem um novo acordo entre os países para o fortalecimento de laços da defesa militar, os dois presidentes fizeram uma troca de presentes.

Kim Jong-un fez questão de recepcionar o presidente da Rússiaainda de madrugada, desde sua chegada ao aeroporto, Putin foi recebido pela população em ritmo de festa, as ruas foram decoradas com símbolos dos dois países e cartazes com fotos do presidente russo, e havia uma multidão de norte-coreanos com bandeiras e balões. 

Para honrar ainda mais o novo acordo, ambos trocaram presentes, como uma limusine e um casal de cães de raça.

Saiba mais detalhes dos presentes:

  • 'Aurus Senat'

O presidente da Rússia, Vladimir Putin deu a Kim um belíssimo carro de estilo retrô. A limusine é de origem e fabricação russa,  além de ser o carro oficial da Presidência do país, lembra um dos modelos usados na era soviética.

Em fevereiro deste ano, Kim Jong-un recebeu um carro do mesmo modelo, visto que o líder norte-coreano tem uma vasta coleção de carros de luxo. 

Especialistas dizem que, devido às sanções da ONU, esses veículos entram no país clandestinamente, segundo informações do portal G1.

Na quarta-feira, Putin e Kim foram vistos dirigindo um Aurus Senat em Pyongyang. Um vídeo mostra Putin dirigindo a limusine com Kim como passageiro, e depois eles trocam de lugar.

  • Cães Pungsan

Kim Jong-un, por sua vez, resolveu presentear Putin com dois cães Pungsan. 

A raça é originária da região montanhosa de Pungsan, na Coreia do Norte, e é criada para caçar animais selvagens. Porém em 2018, a raça foi apelidada como “cachorros da paz”, após o líder norte-coreano também presentear Moon Jae-in, então presidente da Coreia do Sul, com dois animais.

O presidente russo foi fotografado fazendo carinho nos cães no jardim de uma casa de visitas em Pyongyang.

Compartilhe  

últimas notícias