Diário de São Paulo
Siga-nos

Presidente da Comissão Europeia discute adesão da Ucrânia à UE com Zelensky em Kiev

Presidente ucraniano pede maior 'engajamento jurídico' para que país possa oficializar candidatura ao bloco

UCRANIA
UCRANIA

Redação Publicado em 13/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 10h20


A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegou neste sábado (11) à Kiev para uma visita dedicada ao pedido de entrada da Ucrânia na União Europeia (UE). Ela se reúne com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, e o primeiro-ministro Denys Chmygal.

“Vamos discutir sobre o trabalho em comum necessário para a reconstrução e os progressos obtidos pela Ucrânia em direção à Europa”, afirmou Von der Leyen a jornalistas em Kiev. A presidente da Comissão Europeia já havia viajado a Kiev no último 8 de abril.

Presidente Volodymy Zelenksy pede maior 'engajamento jurídico' para que Ucrânia possa oficialmente se candidatar à UE — Foto: Valentyn Ogirenko

Presidente Volodymy Zelenksy pede maior ‘engajamento jurídico’ para que Ucrânia possa oficialmente se candidatar à UE — Foto: Valentyn Ogirenko

A Ucrânia pede um “engajamento jurídico” concreto, até o final de junho, da parte dos europeus para oficializar sua candidatura à UE, sobre a qual não há consenso entre os 27 países-membros. Líderes do bloco devem se pronunciar na próxima semana sobre a questão, antes de uma cúpula nos dias 23 e 24 de junho que prevê abordar o assunto.

Intensos combates no leste

Von der Leyen chega à Ucrânia em um momento de intensificação dos combates no leste. Na manhã deste sábado (11), o escritório de Zelensky anunciou que bombardeios foram realizados durante à noite pelos “ocupantes” em várias cidades do Donbass, principalmente nos arredores de Kharkiv, Lugansk e Donetsk.

“A Rússia quer devastar cada cidade do Donbass, cada uma delas, sem exagero”, afirmou o presidente ucraniano na noite de sexta-feira. “Os militares ucranianos fazem de tudo para colocar um fim aos ataques dos ocupantes, com todas as armas pesadas e a artilharia moderna que a Ucrânia possui”, reiterou, reforçando o apelo por material militar aos países ocidentais.

Em Severodonetsk, o principal alvo da Rússia no leste, os combates continuam. As tropas russas controlam a maior parte desta cidade considerada estratégica para Moscou.

“O inimigo continua a atacar Severodonetsk”, indicou nesta manhã o Exército ucraniano em comunicado. Segundo a nota, as tropas do país conseguiram barrar 14 ataques nas regiões de Donetsk e Lugansk nas 24 últimas 24 horas, mas os russos avançam nos arredores do município de Orikhovo.

G1
Compartilhe  

últimas notícias