
Redação Publicado em 11/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 09h16
Quase 2.800 bombeiros lutaram neste domingo (10) em Portugalpara controlar três incêndios florestais que devastavam há vários dias áreas do centro e do norte de Portugal, o que levou o governo a declarar “estado de contingência” devido às temperaturas elevadas.
“O fogo chegou a 50 metros da última casa do vilarejo, lá em cima queimou tudo”, declarou à AFP Donzilia Marques, ao apontar para as colinas que ficam entre a sua localidade, Travessa de Almogadel, e o vilarejo de Freixianda, no município de Ourém, centro do país.
A mulher foi retirada da localidade, mas conseguiu voltar para sua casa e constatou que nenhuma residência havia queimado, apesar do incêndio – que começou na quinta-feira – ter arrasado 1.500 hectares de vegetação.

Bombeiro apaga incêndio em floresta de Portugal — Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP
Outro incêndio, declarado na sexta-feira, devasta uma zona próxima, em Pombal, e mobilizou 450 bombeiros.
E na quinta-feira um incêndio começou em Carrazeda de Ansiães, na região nordeste do país.
O governo português elevou o nível de alerta e decretou “estado de contingência”. Lisboa pediu à União Europeia que acione o mecanismo comum, como qual foram mobilizados dois aviões-tanque procedente da Espanha.
Os incêndios dos últimos dias deixaram cerca de 40 pessoas levemente feridas entre bombeiros e população, mas a maioria das vítimas foi tratada por sintomas de intoxicação ou exaustão, segundo um relatório divulgado domingo pelo comandante nacional da proteção civil, André Fernandes.
O ministro do Interior, José Luis Carneiro, destacou que as temperaturas podem chegar aos 45 graus e afirmou que Portugal enfrenta a “pior combinação de fatores” desde os incêndios que afetaram o país entre junho e outubro de 2017, que deixaram mais de 100 mortos.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Frente fria traz garoa e frio intenso para São Paulo nesta semana

VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas

Virgínia passa mal, faz teste de gravidez e revela resultado

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento

Cratera aberta durante obra da Sabesp interdita três casas em Osasco

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Mulher é encontrada morta em estacionamento de UBS na Zona Sul de São Paulo

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação