Diário de São Paulo
Siga-nos
Magnífico!

Pesquisadores registram peixe gelatinoso raro nas profundezas do oceano; veja

Pela dimensão, algumas características são essenciais para a sobrevivência desses animais aquáticos

Um peixe caracol foi gravado nas profundezas do oceano Izu-Ogasawara. - Imagem: reprodução I Youtube Reuters
Um peixe caracol foi gravado nas profundezas do oceano Izu-Ogasawara. - Imagem: reprodução I Youtube Reuters

Juliane Moreti Publicado em 03/04/2023, às 18h12


No sul do Japão, um peixe caracol foi gravado nas profundezas do oceano Izu-Ogasawara, em cerca de 8km de profundidade. O registro é raro e mostra uma espécie completamente diferente de tudo o que muitas pessoas já puderam imaginar. 

De acordo com informações do portal Notícias São Minuto, as imagens foram compartilhadas pelo Centro de Pesquisas Subaquática Minderoo-UWA, que utilizou uma câmera acoplada a uma estrutura metálica e conseguiu flagar o peixe da família Liparidae, do gênero Pseudoliparis.

Como os animais ficam dispersos em meio à escuridão, uma isca também foi colocada no equipamento, lançado pelo navio DSSV Pressure Drop, para atrair a vida marinha. Por fim, deu certo! A espécie rara apareceu e pôde ser contemplada. 

O pesquisador Alan Jamieson, que coordenou a ação, comentou que o peixe estava em uma profundidade considerada máxima, ou seja, o limite em que esse animal aquático pode sobreviver no oceano, porque a pressão no ambiente chega a ''80 megapascais''. 

Ele acrescentou que, por esse motivo, apenas ''peixes gelatinosos'' ou que não possuem bexiga natatória podem navegar por regiões como aquela e ainda garantir a sobrevivência. 

peixe-gelatinoso
Peixe da família Liparidae, do gênero Pseudoliparis. Imagem: reprodução I Youtube Reuters 
Compartilhe  

últimas notícias