Diário de São Paulo
Siga-nos
MAIOR QUE TODOS OS EXISTENTES

Sexto oceano é descoberto e tamanho espanta cientistas

Descoberta partiu de um estudo por meio de diamantes extraídos no Brasil

Descoberta do sexto oceano. - Imagem: Freepik
Descoberta do sexto oceano. - Imagem: Freepik

Marina Roveda Publicado em 18/10/2022, às 09h52


Além do oceano Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e Antártico, foi descoberto um sexto oceano, maior que todos os anteriores juntos, bem abaixo de nossos pés!

A revistaNature Geoscience publicou um artigo no qual afirma que esse novo oceano descoberto abrange todo o globo e fica localizado entre o manto superior e o inferior da Terra, aproximadamente a 650 quilômetros de profundidade. Para se ter uma base, a crosta terrestre possui uma profundidade média de 8 a 40 quilômetros.

A descoberta foi realizada através de um rigoroso estudo por meio de diamantes. E, geólogos alemães da Universidade de Goethe afirmam que: “Neste estudo, demonstramos que a zona de transição não é uma esponja seca, mas contém quantidades consideráveis de água. Isso também nos aproxima da ideia de Júlio Verne de um oceano dentro da Terra”, explicou o cientista Frank Brenker.

manto terrestre
Imagem: Reprodução / ISTOÉ

Os geólogos já estavam agrupando evidências da existência de uma grande quantidade de água mantida em minerais porosos localizados no manto da Terra. Mas foi em 2014, que foi extraído um diamante no Brasil no qual possuía um mineral chamado de ‘ringwoodite’ e, através deste material foi sugerido um estudo de que a zona de transição pudesse ter até 1% do seu peso em água.

Segundo um estudo publicado em 2017 pela revista ‘Science’ mostra que a zona de transição, localizada no interior da Terra, pode conter o equivalente a seis vezes a quantidade de água de todos os oceanosexistentes.

Compartilhe  

últimas notícias