Diário de São Paulo
Siga-nos
Fim do mistério!

Japão: você não vai acreditar no que é bola gigante que apareceu na praia do país

Depois do mistério desta semana, um oceanógrafo tirou as dúvidas

Agora, um oceanógrafo explicou que pode ser uma inofensiva boia. - Imagem: reprodução I Twitter
Agora, um oceanógrafo explicou que pode ser uma inofensiva boia. - Imagem: reprodução I Twitter

Juliane Moreti Publicado em 24/02/2023, às 14h24


Na semana passada, uma esfera gigante apareceu em uma praia da cidade de Hamamatsu, no Japão. Por ter um formato diferente, grande e ninguém ter descoberto o que era ainda, criou-se um mistério no mundo todo. Entretanto, agora, um oceanógrafo explicou que o objeto não passa de uma inofensiva boia

De acordo com informações do portal G1, o profissional Mark Inall, da Associação Escocesa de Ciências Marinhas contou à BBC News que soube ''logo de cara'' o que a bola gigante era quando viu as fotos circulando como um mistério. 

''É inconfundível (...) Nós as usamos para manter instrumentos flutuando no oceano'', explicou Mark. De acordo com ele, na Escócia, muitas surgem com frequência, o que facilitou a identificação na praia do Japão

Mark ainda explicou mais: essas boias podem ficar flutuando na água por décadas, podendo enferrujar o material de metal e perder suas marcas quando chegam em alguma àrea costeira. Segundo o especialista, a esfera se solta da ancoragem por alguns fenômenos como a chuva forte ou ao serem puxadas por um navio de grande porte. 

Apesar de parecer ''comum'' para especialistas do oceano, a esfera de 1,5 metro de diâmetro que foi encontrada por um morador local gerou várias especulações, inclusive sobre teorias da conspiração ou apelidos na web.

Até a polícia e um esquadrão antibombas foram acionados para irem até a costa investigar, contudo, a esfera não apresentou nenhum tipo de ameaça. Ainda de acordo com o portal, policiais da área informaram que a boia ficará armazenada ''por um certo período'' e depois será ''descartada''.

Compartilhe  

últimas notícias