Diário de São Paulo
Siga-nos
Relações Internacionais

Israel e Hamas negociam trégua

A proposta inclui uma pausa nos combates em três fases, com duração de 124 dias cada

A proposta inclui uma pausa nos combates em três fases, com duração de 124 dias cada - Foto: Reprodução / JACK GUEZ / X (twitter) @AFPnews
A proposta inclui uma pausa nos combates em três fases, com duração de 124 dias cada - Foto: Reprodução / JACK GUEZ / X (twitter) @AFPnews

Vitória Tedeschi Publicado em 02/05/2024, às 17h43


Após sete meses de conflito entre Israel e Hamas, uma proposta de paz está sendo negociada entre as partes, com mediação do Egito, com o objetivo de encerrar o impasse e promover a estabilidade na região.

Segundo fontes egípcias, a proposta prevê a troca de todos os reféns israelenses nas mãos do grupo islâmico Hamas pela libertação de 1.290 palestinos atualmente detidos em penitenciárias israelenses.

De acordo com as informações divulgadas, a proposta egípcia consiste em duas etapas. Na primeira fase, seriam libertados os reféns civis, incluindo mulheres e crianças, sem exceção, em troca da soltura de 990 prisioneiros palestinos.

Destes, o Hamas identificaria 100 como prioridade. Além disso, haveria o retorno dos deslocados do norte de Gaza às suas residências e um aumento na ajuda humanitária para a Faixa de Gaza.

Já na segunda fase, os demais detidos pelo Hamas e outros grupos seriam libertados em troca da soltura de 300 prisioneiros palestinos. O jornal libanês "Al Akhbar" divulgou um documento que supostamente seria a proposta do Egito ao Hamas, mencionando também a libertação de todos os reféns israelenses detidos em Gaza, incluindo militares e os falecidos.

A iniciativa inclui uma pausa nos combates em três fases, com duração de 124 dias cada, durante as quais as operações militares seriam cessadas e a ajuda humanitária aos palestinos seria intensificada.

Compartilhe  

últimas notícias