Duas pessoas que testaram positivo para a ômicron, a nova variante do coronavírus, na Holanda já estavam no país há mais de uma semana.

Redação Publicado em 30/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h18
Duas pessoas que testaram positivo para a ômicron, a nova variante do coronavírus, na Holanda já estavam no país há mais de uma semana.
A variante ômicron foi detectada na Holanda antes mesmo da chegada de dois voos da África do Sul na semana passada, que incialmente acreditava-se teriam carregado o vírus, de acordo com declarações de órgãos do serviço de saúde da Holanda nesta terça-feira (30).

Ômicron: o que se sabe sobre nova variante detectada na África do Sul
A análise dessas datas é importantes porque isso pode significar que a nova variante já estava presente no país pelo menos uma semana antes da chegada de dois voos da África do Sul na sexta-feira e, portanto, antes da OMS ter classificado a ômicron como uma variante preocupante.
Depois disso, alguns países estabeleceram restrições de voos com origem em locais onde a variante já foi identificada.

Inglaterra começa a adotar medidas para conter avanço da Ômicron
Ao menos 14 pessoas em voos de Joanesburgo e da Cidade do Cabo chegaram ao aeroporto de Amsterdã no dia 26 de novembro com a nova variante, segundo um informe do Instituto Nacional para a Saúde Pública da Holanda.
“Nós achamos a variante ômicron em dois testes de amostras que foram tiradas nos dias 9 e 13 de novembro, e não é claro se essas pessoas visitaram a África do Sul”, afirmou o órgão.
Cerca de 71, dos mais de 600 passageiros nos voos da África do Sul, foram infectados com coronavírus e entraram em isolamento desde a última sexta-feira.
As autoridades holandesas também querem testar cerca de 5.000 outros passageiros que partiram dos seguintes países:
.
.
.
G1
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias e investiga possível propaganda eleitoral antecipada

Grupo quer Flávio longe de Lucas Bove; deputado é réu e defende "corrupto cristão"

São Paulo tem queda de casos graves ligados à influenza

Dino bloqueia R$ 6,15 milhões de Eduardo Cunha em apuração sobre emendas parlamentares

PT pede ao STF que Bolsonaro perca prisão domiciliar após carta divulgada por Flávio