Diário de São Paulo
Siga-nos

Nasa realiza histórica reunião pública sobre OVNIs e desvenda segredos do universo

Estatísticas revelam que a NASA investiga entre 2% e 5% dos eventos registrados como "possivelmente anômalos" ao longo de 27 anos de monitoramento

OVNIs. - Imagem: Divulgação / Naval Air Systems Command / AFP e JEREMY AUDOUARD / EBS / NAVAL AIR SYSTEMS COMMAND
OVNIs. - Imagem: Divulgação / Naval Air Systems Command / AFP e JEREMY AUDOUARD / EBS / NAVAL AIR SYSTEMS COMMAND

Marina Roveda Publicado em 01/06/2023, às 08h43


Na primeira reunião pública da NASA sobre objetos voadores não identificados (OVNIs), realizada nesta quarta-feira, 31, os cientistas enfatizaram a necessidade de uma abordagem científica mais rigorosa para investigar centenas de avistamentosmisteriosos. No ano passado, a agência espacial anunciou sua análise de observações no céu que não podem ser identificadas como fenômenos aéreos ou naturais, um assunto que fascina o público há muito tempo, mas foi rejeitado pela ciência convencional. Uma equipe independente de 16 cientistas está conduzindo um estudo sobre o tema e apresentará suas conclusões em um relatóriono final de julho. A reunião desta quarta-feira serviu como fórum para as deliberações finais.

"Os dados atuais e os relatórios de testemunhas não são suficientes para fornecer evidências conclusivas", declarou o astrofísico David Spergel, presidente do estudo, durante a transmissão ao vivo. "Uma das lições que aprendemos é a necessidade de mais dados de alta qualidade, dados medidos com instrumentos bem calibrados, múltiplas observações e a preservação de dados de alta qualidade."

Ao longo de 27 anos, mais de 800 eventos foram registrados pela agência, sendo que entre 2% e 5% deles são considerados possivelmente anômalos, de acordo com a participante do estudo, a jornalista científica Nadia Drake. Esses eventos são definidos como "qualquer coisa que não seja facilmente compreensível pelo operador ou pelo sensor" ou "que esteja fazendo algo estranho". Durante a reunião, um vídeo de um globo metálico voador avistado por um drone MQ-9 em uma localização não revelada do Oriente Médio foi exibido, mostrando um exemplo de fenômeno inexplicável.

Enquanto a NASA explora o sistema solar em busca de sinais de vida extraterrestre e seus astrônomos procuram por civilizações inteligentes em planetas distantes, esta é a primeira vez que a agência investiga fenômenos inexplicáveis nos céus da Terra. No passado, a postura da agência era de "desacreditar" tais avistamentos, o que reforçava o estigma associado à busca por vida extraterrestre. O trabalho da NASA, baseado em material não classificado, é independente de uma investigação do Pentágono, embora haja coordenação entre ambos em relação a ferramentase métodos científicos. "Até hoje, na literatura científica revisada por pares, não existem evidências conclusivas que sugiram uma origem extraterrestre para os objetos voadores não identificados", resumiu Nadia Drake.

Compartilhe