Diário de São Paulo
Siga-nos
MÉXICO

México entrega filho de 'El Chapo' aos Estados Unidos

"Los Chapitos" herdam império de drogas após prisão de pai

Ovidio Guzman, filho do narcotraficante Joaquin ‘Chapo’ Guzman, em de outubro de 2019. - Imagem: Divulgação / Arquivo / HO / CEPROPIE
Ovidio Guzman, filho do narcotraficante Joaquin ‘Chapo’ Guzman, em de outubro de 2019. - Imagem: Divulgação / Arquivo / HO / CEPROPIE

Marina Roveda Publicado em 16/09/2023, às 19h22


Nesta sexta-feira (15), o México extraditou Ovidio Guzmán López, conhecido como "El Ratón", filho do notório narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, para os Estados Unidos. A extradição foi anunciada pelo secretário de Justiça dos EUA, Merrick Garland.

Após a prisão e subsequente condenação à prisão perpétua de "El Chapo" nos Estados Unidos, seus quatro filhos, conhecidos como "Los Chapitos", assumiram a liderança do Cartel de Sinaloa. Washington acusa esses herdeiros de envolvimento no tráfico de drogas.

O Cartel de Sinaloa é apontado pela agência antidrogas dos Estados Unidos (DEA) como o principal responsável pelo tráfico de fentanil, uma droga 50 vezes mais potente que a heroína e que causou grande parte das 109 mil mortes por overdose registradas nos EUAem 2022, de acordo com dados preliminares dos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças.

Ovidio Guzmán foi preso no Méxicoem janeiro, em uma operação que resultou em 29 mortes, incluindo 10 militares e 19 supostos criminosos, quando membros do Cartel de Sinaloa tentaram resgatar seu líder. Merrick Garland elogiou a coragem das forças de segurança dos Estados Unidos e do México, bem como dos militares, envolvidos nessa operação.

É importante lembrar que Guzmán já havia sido preso em outubro de 2019, em Culiacán, mas foi libertado por ordem do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, que justificou sua decisão afirmando que buscou evitar um derramamento de sangue quando militares foram cercados por pessoas armadas.

Compartilhe  

últimas notícias