Diário de São Paulo
Siga-nos
Climatempo

Março bate recorde como o mês mais quente já registrado em todo o mundo

Além disso, março marcou o décimo mês consecutivo de calor extremo, com temperaturas máximas sendo registradas inclusive nos oceanos

Março bate recorde como o mês mais quente já registrado em todo o mundo - Imagem: reprodução freepik
Março bate recorde como o mês mais quente já registrado em todo o mundo - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 09/04/2024, às 17h05


Nesta terça-feira (09), o observatório europeu do clima alertou que março de 2024 bateu o recorde como o mês mais quente já registrado em todo o mundo. Além disso, março marcou o décimo mês consecutivo de calor extremo, com temperaturas máximas sendo registradas inclusive nos oceanos

Conforme informa o portal Agência Brasil, os registros de calor têm batido recordes mensais desde junho de 2023, e março deste ano não foi diferente. Segundo o Serviço de Mudança Climática Copernicus (C3S), a temperatura média de março de 2024 foi 1,68°C mais alta do que a média registrada durante o período pré-industrial.

O mais preocupante, conforme Samantha Burgess, vice-diretora do C3S, é a tendência geral: várias regiões do mundo enfrentaram temperaturas acima da média em março, desde a África até a Groenlândia, passando pela América do Sul e Antártica.

Além disso, este foi não só o décimo mês consecutivo com recorde de calor, mas também marcou o período de 12 meses mais quente já registrado na história, com uma média de temperatura 1,58°C acima das médias do período pré-industrial.

Tabém vale ressaltar que o calor excessivo também afetou os oceanos. Após registrar recordes de temperatura na superfície em fevereiro, as águas oceânicas atingiram novos picos de 21,07°C em março, com exceção das regiões próximas aos polos.

Compartilhe  

últimas notícias