Diário de São Paulo
Siga-nos

Brasil e Egito assinam acordos para expandir exportação de carnes e cooperação em tecnologia e ciência

Visita de Lula ao Egito marca 100 anos das relações diplomáticas e reforça parceria comercial

Luiz Inácio Lula da Silva e Abdel Fattah Al-Sisi. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert
Luiz Inácio Lula da Silva e Abdel Fattah Al-Sisi. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert

Marina Milani Publicado em 16/02/2024, às 07h49


Nesta quinta-feira (15), os governos do Brasil e do Egito firmaram dois acordos bilaterais visando facilitar a exportação de carnes e fortalecer a cooperação em ciência e tecnologia. Os atos foram celebrados durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país, onde ele também propôs elevar as relações entre as nações ao patamar de parceria estratégica.

Em sua declaração à imprensa, após o encontro com o presidente do Egito, Abdel Fattah Al-Sisi, Lula ressaltou a importância de estabelecer uma relação robusta e abrangente entre Brasil e Egito, envolvendo diversas áreas como agricultura, defesa, economia, ciência, tecnologia, educação e cultura.

O Brasil já possui parcerias estratégicas com Angola e África do Sul, países africanos com os quais mantém relacionamentos bilaterais profundos e de longo prazo, abrangendo áreas de interesse mútuo e alinhamento político em questões internacionais.

Este ano, o Egito tornou-se membro do Brics, bloco que reúne economias emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Argentina e Irã. Além disso, o país africano foi convidado pelo governo brasileiro para participar do G20, onde o Brasil exerce a presidência do bloco das 20 maiores economias do mundo até dezembro.

Durante a visita, Lula destacou o compromisso conjunto de Brasil e Egito com o desenvolvimento econômico e social como pilares para a paz e segurança, bem como o combate a todas as formas de discriminação. O Brasil reiterou seu apoio à iniciativa egípcia de criação de uma Zona Livre de Armas no Oriente Médio, semelhante à existente na América Latina.

O encontro no Cairo também marca os 100 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Egito. Atualmente, o Egito é o segundo maior parceiro comercial do Brasil na África, atrás apenas da Argélia. Em 2023, o comércio bilateral entre os dois países atingiu US$ 2,8 bilhões, com destaque para as exportações brasileiras de produtos como peixes, carne de aves, algodão, bananas, gelatina e colágeno.

Com o objetivo de impulsionar ainda mais o comércio bilateral, foi assinado um protocolo para exportação de carnes e produtos cárneos do Brasil para o Egito. O acordo visa garantir segurança alimentar e padrões rigorosos de qualidade, eliminando barreiras burocráticas à exportação de carnes bovinas, suínas e de aves.

Além disso, foi firmado um memorando de entendimento para reforçar a cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre os dois países. O documento visa promover projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como facilitar intercâmbios de pessoal e realização de seminários entre empresas, universidades e institutos de pesquisa do Brasil e do Egito.

Compartilhe  

últimas notícias