Governo israelense deixou claro que António Guterres está formalmente banido de entrar no país
William Oliveira Publicado em 02/10/2024, às 09h00
Em uma decisão sem precedentes na diplomacia do Oriente Médio, Israel declarou nesta quarta-feira (2) o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, como "persona non grata". O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, que acusou Guterres de parcialidade e de apoiar o grupo Hamas.
"Qualquer um que seja incapaz de condenar de maneira inequívoca o ataque hediondo do Irã contra Israel não merece pisar em solo israelense. Este é um secretário-geral anti-Israel, que dá apoio a terroristas, estupradores e assassinos", afirmou Katz em comunicado oficial.
A medida foi adotada como protesto pela falta de uma condenação clara e direta da ONU ao ataque com mísseis perpetrado pelo Irã contra o território israelense na terça-feira (1).
O ataque iraniano gerou uma série de reações internacionais, mas a declaração de Guterres foi considerada insuficiente por Israel. O chefe da ONU condenou a escalada do conflito no Oriente Médio, mas não mencionou diretamente o lançamento dos mísseis por Teerã, o que foi visto como omissão pelas autoridades israelenses.
Persona non grata
Na diplomacia internacional, classificar alguém como "persona non grata" significa que essa pessoa não é bem-vinda em determinado país. Embora geralmente não implique uma proibição explícita de entrada, no caso de António Guterres, o governo israelense deixou claro que ele está formalmente banido de entrar no país.
Esta decisão ocorre em um momento delicado para as relações diplomáticas na região. Em fevereiro deste ano, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também foi declarado persona non grata por Israel, após fazer comparações entre os bombardeios na Faixa de Gaza e o Holocausto.
Até o momento, a ONU ainda não se pronunciou sobre a declaração israelense contra seu secretário-geral, que adiciona mais tensão ao já conturbado cenário geopolítico do Oriente Médio.
Leia também
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
BOMBA! Andressa Urach revela se já fez sexo com o próprio filho
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
Sob risco de fiasco, Bolsonaro abandona candidatos na reta final
Idosa leva golpe de quase mil reais no litoral de São Paulo
Como fazer 'Escalopes ao Molho Bearnaise'? Aprenda
Boulos promete pedir prisão de Pablo Marçal por divulgar laudo supostamente falso de uso de cocaína
Descubra e aplique os segredos do sucesso dos melhores palestrantes
Operação em Pindamonhangaba prende dois e apreende grande quantidade de drogas
Criança sofre convulsão após agressão brutal em escola