Governo israelense deixou claro que António Guterres está formalmente banido de entrar no país

William Oliveira Publicado em 02/10/2024, às 09h00
Em uma decisão sem precedentes na diplomacia do Oriente Médio, Israel declarou nesta quarta-feira (2) o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, como "persona non grata". O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, que acusou Guterres de parcialidade e de apoiar o grupo Hamas.
"Qualquer um que seja incapaz de condenar de maneira inequívoca o ataque hediondo do Irã contra Israel não merece pisar em solo israelense. Este é um secretário-geral anti-Israel, que dá apoio a terroristas, estupradores e assassinos", afirmou Katz em comunicado oficial.
A medida foi adotada como protesto pela falta de uma condenação clara e direta da ONU ao ataque com mísseis perpetrado pelo Irã contra o território israelense na terça-feira (1).
O ataque iraniano gerou uma série de reações internacionais, mas a declaração de Guterres foi considerada insuficiente por Israel. O chefe da ONU condenou a escalada do conflito no Oriente Médio, mas não mencionou diretamente o lançamento dos mísseis por Teerã, o que foi visto como omissão pelas autoridades israelenses.
Persona non grata
Na diplomacia internacional, classificar alguém como "persona non grata" significa que essa pessoa não é bem-vinda em determinado país. Embora geralmente não implique uma proibição explícita de entrada, no caso de António Guterres, o governo israelense deixou claro que ele está formalmente banido de entrar no país.
Esta decisão ocorre em um momento delicado para as relações diplomáticas na região. Em fevereiro deste ano, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também foi declarado persona non grata por Israel, após fazer comparações entre os bombardeios na Faixa de Gaza e o Holocausto.
Até o momento, a ONU ainda não se pronunciou sobre a declaração israelense contra seu secretário-geral, que adiciona mais tensão ao já conturbado cenário geopolítico do Oriente Médio.
Leia também

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Após anos calada, Bruna Marquezine quebra o silêncio e abre ferida do passado ao falar de Neymar

Carro pega fogo na Rodovia Presidente Dutra em Caçapava e mobiliza Bombeiros

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Presidente da CBF veta uniforme vermelho e goleiros do Brasil usarão verde contra a Escócia