Unicamp cria sistema de cotas para garantir mais inclusão de estudantes com deficiência
Sabrina Oliveira Publicado em 02/10/2024, às 11h07
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) dará um passo significativo em direção à inclusão social em 2025, ao implementar um novo sistema de cotas destinado a estudantes com deficiência (PCD) em seus cursos de graduação. Essa iniciativa visa reservar uma ou duas vagas por curso ou até 5% do total de vagas disponíveis, dependendo do número de inscrições recebidas.
Os interessados em concorrer às vagas devem informar o tipo de deficiência e apresentar documentação médica adequada durante o processo de inscrição, que será validada através de uma avaliação biopsicossocial feita pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). O edital detalhando o número exato de vagas por curso será divulgado em outubro.
O cronograma de adesão das unidades ao programa de cotas está dividido em três fases: em até dois anos, as unidades que não requerem adaptações significativas; em até três anos, aquelas que precisam de algumas modificações; e em até cinco anos, as que exigem adequações mais complexas. Com essa ação, a Unicamp se torna a primeira universidade pública estadual de São Paulo a instituir um sistema de cotas para estudantes com deficiência.
A decisão foi unânime no Conselho Universitário (Consu), e a reitora em exercício, Maria Luiza Moretti, destacou a importância dessa iniciativa para promover a inclusão dentro da comunidade acadêmica. Atualmente, a Unicamp atende 123 alunos que solicitam suporte especializado, sendo 90 deles diagnosticados com autismo.
Leia também
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Provas do concurso dos Correios já têm data marcada e detalhes importantes revelados
Anvisa recebe pedido de uso emergencial de medicamento contra covid-19
Aprígio dispara na liderança e se consolida como favorito em Taboão da Serra
Chris Brown adiciona show extra após esgotar ingressos em São Paulo em 1 hora
Kim Jong-un ameaça a Coreia do Sul com ataques nucleares, caso seja provocado
Evo Morales, ex-presidente boliviano, é acusado por estupro de adolescente
Embarcação naufraga em lago no Congo e resulta na morte de 78 pessoas
Fãs se surpreendem ao encontrar Bruno Mars em bar da Vila Madalena
Filha de Cupertino quer prestar depoimento sem a presença do pai