Diário de São Paulo
Siga-nos
GUERRA

Aeronave responsável pela repatriação de brasileiros no Líbano pousa em Lisboa

No momento, a aeronave aguarda a autorização das autoridades libanesas e da Embaixada do Brasil para prosseguir até Beirute

Aeronave responsável pela repatriação de brasileiros no Líbano pousa em Lisboa - Imagem: Divulgação / FAB
Aeronave responsável pela repatriação de brasileiros no Líbano pousa em Lisboa - Imagem: Divulgação / FAB

William Oliveira Publicado em 02/10/2024, às 12h00


Nesta quarta-feira (2), a aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Lisboa, Portugal, às 14h10 no horário local. O avião tem como missão a repatriação de cidadãos brasileiros que se encontram no Líbano.

A decolagem do KC-30 ocorreu na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 00h47 desta quarta-feira. Agora, a aeronave aguarda a necessária autorização das autoridades libanesas e da Embaixada do Brasil para prosseguir até Beirute, capital libanesa.

Em comunicado oficial, a FAB ressaltou que o retorno da aeronave ao Brasil dependerá de coordenações e protocolos adicionais. A operação recebeu o nome de "Operação Raízes do Cedro" e tem como objetivo trazer de volta ao país entre 230 e 240 brasileiros neste primeiro voo.

"O retorno do KC-30 ao Brasil estará condicionado a coordenações e protocolos adicionais", informou a FAB.

A equipe designada para esta missão é composta por tripulantes operacionais da aeronave, além de profissionais médicos, enfermeiros e psicólogos, conforme informado pela FAB. A ação foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última segunda-feira (30).

Compartilhe