Diário de São Paulo
Siga-nos
Faixa de Gaza

Israel avalia proposta egípcia para cessar-fogo em Gaza

Proposta egípcia que inclui libertação de reféns e governo de transição

Israel avalia proposta egípcia para cssar-fogo em Gaza - Imagem: Reprodução | Majdi Fathi/NurPhoto
Israel avalia proposta egípcia para cssar-fogo em Gaza - Imagem: Reprodução | Majdi Fathi/NurPhoto

Marina Milani Publicado em 26/12/2023, às 08h17


Em uma tentativa de encerrar o conflito na Faixa de Gaza, o governo de Israel está avaliando uma proposta apresentada pelo Egito. O plano, que compreende três fases, será debatido pelo gabinete encarregado das operações contra o Hamas ainda nesta segunda-feira (25).

Conforme detalhado na proposta, a primeira etapa consiste em uma pausa inicial nas hostilidades em Gaza. Esse período permitiria a libertação de reféns israelenses em troca do fim da detenção de 140 palestinos em território israelense.

A segunda fase prevê a formação de um governo de transição para a Faixa de Gaza e Cisjordânia. Este governo seria composto por diversas facções palestinas, incluindo o Hamas. O Egito compartilhou essa proposta na semana passada com líderes de Israel, Hamas, Qatar e Estados Unidos, buscando também o diálogo com a autoridade Palestina.

Além disso, durante as discussões, surgiu a possibilidade de estabelecer um governo tecnocrata provisório após o término do conflito em Gaza.

Contudo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, indicou que um cessar-fogo imediato não está nos planos. Durante uma visita a soldados no norte de Gaza, ele afirmou categoricamente: "Não vamos parar, a guerra continua até o final."

Enquanto o plano egípcio oferece uma potencial saída para a atual crise, as declarações de Netanyahu sinalizam que há divisões significativas sobre a aceitação imediata da proposta.

Compartilhe  

últimas notícias