Diário de São Paulo
Siga-nos
Peru

Homem é encontrado com múmia de 600 anos e explicação é bizarra: "Namorada"

Ela estava dentro de uma sacola de entrega de comida

Homem é encontrado com múmia de 600 anos e explicação é bizarra: "Namorada" - Imagem: reprodução Ministério da Cultura do Peru
Homem é encontrado com múmia de 600 anos e explicação é bizarra: "Namorada" - Imagem: reprodução Ministério da Cultura do Peru

Vitória Tedeschi Publicado em 01/03/2023, às 10h46


No último fim de semana, policiais peruanos fizeram uma descoberta inusitada ao checar os pertences de um entregador de delivery que estava bêbado e causando tumulto em um sítio arqueológico de Puno, cidade no sul do Peru.

Em sua mochila térmica, encontraram nada menos do que uma múmia pré-hispânica, com idade estimada entre 600 e 800 anos, certamente a última das coisas que se pensaria encontrar durante uma revista de rotina.

A polícia disse à CNN que os restos mumificados foram encontrados com três homens que bebiam em um parque deserto na cidade peruana de Puno na tarde do último sábado (25).

Um homem de 26 anos tinha uma sacola de entrega com a etiqueta Pedidos Ya' [aplicativo de entrega de comida]. Lá dentro encontraram uma múmia", disse à CNN o agente sênior Marco Antonio Ortega, porta-voz da Polícia Nacional da região de Puno.

De acordo com o homem, identificado pela agência de notícias Agence France-Presse como Julio Cesar Bermejo, a múmia seria de sua posse, e ele dividia o quarto com o indivíduo mumificado. O peruano completou dizendo que considera os restos mortais como "uma espécie de namorada espiritual". Ele estaria os carregando em sua mochila para mostrar aos amigos, conforme o que disse à polícia.

Julia ainda revelou que chamava os restos mortais de "Juanita" e afirmou: "Em casa, ela fica no meu quarto, dorme comigo. Eu cuido dela", disse ele em um vídeo, segundo a AFP. Ela teria sido de seu pai, mas não se sabe como ela teria chegado à posse dele, por sua vez.

Segundo especialistas, os restos mortais têm entre 600 e 800 anos, e, na verdade, pertenceram a um sujeito do sexo masculino, e não feminino. O homem que estava em posse da múmia não sabia disso.

O homem mumificado tinha cerca de 45 anos à época da morte, e media 1,51 metros de altura. Ele estava enfaixado em posição fetal, prática comum nos enterros pré-colombianos da região.

No território do atual Peru, antes da chegada dos conquistadores hispânicos, a mumificação era um método comum de tratamento dos cadáveres, prática presente em diversas culturas antigas locais. Algumas delas eram enterradas, mas outras eram exibidas em desfiles em festivais anuais.

Após apreender a múmia, os policiais a entregaram ao Ministério da Cultura do Peru, responsável pela herança material do país. O homem e os dois amigos que o acompanhavam, que têm entre 23 e 26 anos, foram detidos e estão sendo investigados por possíveis crimes contra a herança cultural peruana.

Compartilhe  

últimas notícias