A nova exigência de visto é justificada pela lei da reciprocidade e pode impactar negativamente o turismo no Brasil

Gabriela Thier Publicado em 05/03/2025, às 13h09
O governo federalestá considerando a reintrodução da exigência de visto para turistas oriundos da Austrália, Canadá e Estados Unidos, com a implementação prevista para 10 de abril. Esta decisão representa uma mudança significativa em relação à política estabelecida durante a administração do ex-presidente Jair Bolsonaro, que havia eliminado essa exigência. O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva justifica essa medida pela aplicação da lei da reciprocidade, que determina que se cidadãos brasileiros necessitam de visto para entrar em certos países, o Brasil deve impor a mesma condição a seus visitantes.
A isenção de visto foi adotada anteriormente como parte de uma estratégia para estimular o turismo no Brasil. Contudo, com a nova administração, essa política está sendo revista. Embora a isenção tenha sido prolongada por portarias emitidas por Lula devido a dificuldades na emissão de vistos no país, a última dessas medidas, datada de 9 de abril de 2024, terá validade até 10 de abril deste ano. O governo já indicou que não pretende estender novamente essa isenção, mesmo diante das preocupações expressas por entidades ligadas ao setor turístico.
O Ministério do Turismo e a Embratur manifestaram objeções à reimposição da exigência de visto, argumentando que tal decisão poderia prejudicar o fluxo turístico para o Brasil. De acordo com eles, a implementação dessa exigência pode levar os turistas desses países a optarem por destinos alternativos que não demandam visto, resultando em uma possível queda no número de visitantes e uma consequente perda econômica para o setor.
Em resposta às preocupações levantadas pelo setor turístico, o governo está implementando iniciativas para minimizar os impactos potenciais dessa nova política. Uma das soluções propostas envolve a criação de um sistema ágil para a emissão de vistos em menos de 24 horas, desenvolvida pelo Ministério do Turismo em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores. Esta ação visa tornar o processo mais eficiente e menos burocrático para os turistas interessados em visitar o Brasil.
Embora a decisão já tenha sido anunciada, ainda há um intervalo até a data limite que pode permitir novas discussões e deliberações. O Ministério das Relações Exteriores ainda tem a oportunidade de reconsiderar a aplicação da lei da reciprocidade, enquanto o Ministério do Turismo continua buscando alternativas para amenizar os efeitos da exigência do visto sobre o turismo nacional.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

STF oficializa fim da aposentadoria compulsória como punição máxima para juízes

Influenciadora rebate críticas por namoro com ex-presidente da CBF 53 anos mais velho

Metrô de São Paulo distribui álbuns da Copa do Mundo e promove ação solidária com figurinhas repetidas

Torre Eiffel fecha as portas em meio a onda de calor histórica que castiga a França

Mulher é condenada a 66 anos de prisão por envenenar ovo de Páscoa e matar crianças no Maranhão