Diário de São Paulo
Siga-nos
EUA

Furacão Milton atinge categoria 5 e ameaça a Flórida

Tempestade deve atingir a costa oeste da Flórida na noite desta quinta-feira (10)

Furacão Milton atinge categoria 5 e ameaça a Flórida - Imagem: Reprodução / BlueSky / @blogdonoblat.bsky.social
Furacão Milton atinge categoria 5 e ameaça a Flórida - Imagem: Reprodução / BlueSky / @blogdonoblat.bsky.social

William Oliveira Publicado em 09/10/2024, às 10h53


O furacão Milton, que recentemente recuperou sua intensidade máxima como um furacão de categoria 5, está em rota para a costa oeste da Flórida, nos Estados Unidos. Conforme o Centro Nacional de Furacões (NHC), a tempestade deve atingir a área na noite desta quinta-feira (10), no horário local, caracterizando-se como um "furacão extremamente perigoso".

No momento, diversos especialistas meteorológicos estão emitindo avisos sobre a possibilidade de chuvas torrenciais, inundações súbitas, ventos devastadores e marés de tempestade, fenômeno em que o nível do mar avança para o interior.

Ron DeSantis, governador da Flórida e membro do Partido Republicano, alertou que praticamente toda a extensão da costa oeste do estado poderá sofrer os impactos do furacão, incluindo áreas como Cedar Key, Tampa, Fort Myers e Naples. Até agora, estima-se que Tampa, uma cidade com população superior a três milhões de habitantes, esteja no caminho potencial da tempestade.

Segundo imagens fornecidas pelo Instituto Cooperativo para Pesquisa na Atmosfera (CIRA), Milton já alcançou a intensidade de 270 km/h. No entanto, projeta-se que o epicentro do fenômeno não tocará diretamente o continente.

Evacuação

Na terça-feira (8), o presidente Joe Biden, do Partido Democrata, enfatizou a urgência da evacuação das zonas ameaçadas pela passagem do furacão Milton.

"Se você recebeu ordens de evacuação, você deve deixar sua casa agora. Você já deveria ter evacuado. É uma questão de vida ou morte", destacou Biden.

Posteriormente, em um comunicado emitido pelo NHC (Centro Nacional de Furacões), o órgão reforçou sobre o risco do fenômeno. "Milton continua sendo um furacão catastrófico de Categoria 5. Previsto para atingir a costa do Golfo da Flórida hoje à noite como um perigoso furacão de grande porte", comunicou.

Compartilhe