Diário de São Paulo
Siga-nos
Tragédia!

Filipinas: após colisão com navio, três pescadores morrem

A colisão ocorreu no Mar da China Meridional e vem sido investigado pelas autoridades do país

A colisão ocorreu no Mar da China Meridional e vem sido investigado pelas autoridades do país - Imagem: Reprodução/Freepik
A colisão ocorreu no Mar da China Meridional e vem sido investigado pelas autoridades do país - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 04/10/2023, às 10h46


Nesta quarta-feira (4), as Filipinastem investigado a morte de três pescadores filipinos após uma colisão com um navio “estrangeiro” no Mar da China Meridional – também conhecido como mar do Sul da China – segundo autoridades do país.

Na segunda-feira (2), o barco de pesca filipino FFB Dearyn foi atingido por volta das 4h20 (horário local) de acordo com a guarda costeira filipina. Segundo a CNN, onze tripulantes sobreviveram ao acidente e na manhã de terça-feira, utilizando seus prórpios barcos de serviço, transportaram os mortos - incluindo o capitão - para terra firme, na província de Pangasinan, no norte de Lução, a maior ilha do país.

Em publicação no X, antigo Twitter, Ferdinand Marcos Jr., presidente das Filipinas afirmou que a guarda costeira está verificando todos os navios monitorizados na área como parte da sua investigação em curso.

Garantimos às vítimas, às suas famílias e a todos que faremos todos os esforços para responsabilizar os culpados ​​​​por este infeliz incidente marítimo”.

Ele também pediu que enquanto a investigação estiver em andamento todas as partes envolvidas devem se abster e evitar se envolver em especulações.

Nesta quarta-feira, a guarda costeira disse que entrará em contato com um petroleiro registrado sob a bandeira das Ilhas Marshall, que poderia estar na área no momento do incidente, com base em dados de tráfego marítimo e relatos de testemunhas do sobreviventes.

O Mar da China Meridional é uma via navegável de 3,36 milhões de quilômetros quadrados que é vital para o comércio internacional, com um terço estimado do transporte marítimo global no valor de bilhões de dólares que passam por ali todos os anos. Rotineiramente na região navegam enormes navios porta-contêineres e petroleiros. O mar é também o lar de vastas áreas férteis de pesca, nas quais dependem muitas vidas e meios de subsistência, utilizando embarcações muito menores.

O local é uma importante área de conflito marítimo. São reivindicadas por vários governos, com Pequim reivindicando a propriedade de quase toda a hidrovia, desafiando uma decisão de um tribunal internacional. Nas últimas duas décadas, a Chinaocupou uma série de recifes e ilhas obscuras longe da sua costa, construindo instalações militares, incluindo pistas e portos.

Scarborough Shoal, conhecido como Bajo de Masinloc nas Filipinas, e Ilha Huangyan na China, é um estratégico recife e zona de pesca a 200 quilômetros a oeste de Lução, que tem sido uma fonte de tensões entre Manila(capital das Filipinas) e Pequim.

Na área ocorrem diversos desentendimentos cada vez mais frequentes entre os navios filipinos e pequenos barcos de pesca de madeira, contra navios muito maiores da guarda costeira chinesa e Manila acusa de serem navios obscuros de pesca da "milícia marítima" chinesa.

Em 2016, um tribunal internacional em Haia decidiu a favor das Filipinas na disputa marítima, que concluiu que a China não tem uma base jurídica para reivindicar direitos históricos sobre a maior parte do Mar da China Meridional. Porém, Manila diz que Pequim ignorou a decisão.

Compartilhe  

últimas notícias