Dani Rodrik alerta que o 'tarifaço' pode ser autodestrutivo e não atinge os objetivos de revitalização da indústria local

Gabriela Thier Publicado em 23/08/2025, às 15h50
O recente aumento de tarifas imposto pelo governo dos Estados Unidos, sob a liderança do presidente Donald Trump, tem sido alvo de críticas contundentes por parte de especialistas em economia. Dani Rodrik, professor da Universidade de Harvard e respeitado economista, expressou sua visão de que tais medidas não apenas falham em estimular a economia americana, mas também não conseguem garantir a criação de empregos dignos para os cidadãos dos EUA.
Em suas declarações, Rodrik alertou que o "tarifaço" pode resultar em consequências autodestrutivas para a economia norte-americana. Ele destaca que as tarifas sobre produtos importados, uma das estratégias centrais da política externa de Trump, não alcançam os objetivos proclamados, como a revitalização da indústria local e o fortalecimento da classe média.
"O problema com a abordagem econômica de Trump não é o nacionalismo em si, mas sim a falta de políticas verdadeiramente nacionalistas. As ações atuais não parecem beneficiar o interesse econômico dos Estados Unidos", comentou Rodrik durante sua participação no seminário Globalização, Desenvolvimento e Democracia, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Open Society Foundations no Rio de Janeiro.
A nova tarifa de 50% imposta sobre diversas exportações brasileiras entrou em vigor recentemente e afeta 35,9% das mercadorias enviadas ao mercado norte-americano. O governo brasileiro reconhece que essa medida representa aproximadamente 4% do total das exportações do Brasil.
Cerca de 700 produtos foram isentos dessa sobretaxa. Em resposta aos impactos negativos dessa política tarifária, o governo brasileiro lançou o Plano Brasil Soberano para mitigar as consequências para os produtores nacionais.
Rodrik ressaltou que, embora as tarifas possam inicialmente aumentar a arrecadação fiscal ou os lucros das empresas americanas, isso não se traduz automaticamente na criação de empregos qualificados e bem remunerados. "As tarifas podem simplesmente elevar os lucros em determinados setores da manufatura. Contudo, isso não garante que as empresas irão inovar mais ou investir em seus trabalhadores", afirmou o economista.
Ele defendeu que as tarifas devem ser consideradas como medidas temporárias e complementares a políticas internas robustas que promovam o crescimento econômico efetivo. "As tarifas podem servir como um escudo temporário, mas não são a principal solução para atingir os objetivos desejados", acrescentou.
Rodrik utilizou a China como exemplo de um país que tem seguido uma trajetória econômica bem-sucedida ao priorizar suas próprias necessidades econômicas através de políticas bem planejadas.
Além disso, Alex Soros, presidente do Conselho da Open Society, criticou severamente Trumppor seu fechamento da Usaid — Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional — afirmando que cortes nas iniciativas humanitárias resultaram em sérias consequências globais. "Falar como um americano, isso definitivamente não representa um interesse americano", disse Soros.
No mesmo evento, a Open Society Foundations anunciou um investimento focado na América Latina para apoiar populações marginalizadas. A iniciativa busca atender diretamente às necessidades de comunidades indígenas, afrodescendentes e mulheres no Brasil, Colômbia e México através da implementação conjunta de políticas públicas.
Tereza Campello, diretora Socioambiental do BNDES, enfatizou que os cortes orçamentários realizados sob a administração Trump têm um impacto desproporcional nos países mais pobres. "Não podemos enfrentar desigualdades globais isoladamente; é essencial unir esforços com aqueles comprometidos com a democracia para abordar questões além das meramente econômicas", concluiu Campello.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

STF oficializa fim da aposentadoria compulsória como punição máxima para juízes

Influenciadora rebate críticas por namoro com ex-presidente da CBF 53 anos mais velho

Metrô de São Paulo distribui álbuns da Copa do Mundo e promove ação solidária com figurinhas repetidas

Torre Eiffel fecha as portas em meio a onda de calor histórica que castiga a França

Mulher é condenada a 66 anos de prisão por envenenar ovo de Páscoa e matar crianças no Maranhão