Diário de São Paulo
Siga-nos

Desafiando Lula: Alto Representante da UE desafia presidente brasileiro a visitar Ucrânia

No sábado passado, dia 22, o presidente brasileiro reiterou seu apelo por paz e declarou que nem os russos nem os ucranianos desejam encerrar o conflito

Josep Borrell. - Imagem: Divulgação
Josep Borrell. - Imagem: Divulgação

Marina Roveda Publicado em 25/04/2023, às 08h20


O presidente Lula foi desafiado por diplomata da UEa visitar a Ucrâniapara falar sobre conflito com "credibilidade e honestidade". Durante entrevista coletiva, o Alto Representante da UE, Josep Borrell, afirmou que é preciso conhecer o terreno e quem é o agressor e quem é o agredido para falar de paz com clareza. 

É preciso ser muito claro sobre o que está acontecendo. Há um agressor que violou a Carta das Nações Unidas e invadiu outro país, e há uma vítima dessa agressão”, afirmou Borrell durante entrevista coletiva.

Borrell questionou onde estavam os apelos pela paz quando a Rússiaestava concentrando tropas nas fronteiras e defendeu a ideia de falar com Kiev para ver a agressão através dos olhos daqueles que estão sendo bombardeados. 

Quero recordar a situação horrível que se vive no terreno a todas as pessoas que apelam à paz. Também estou apelando pela paz. Mas onde estavam esses apelos quando a Rússia estava concentrando tropas nas fronteiras?”, questionou o Alto Representante. 

Em fevereiro, a Rússia avaliou a proposta de Lulapara mediar a paz na Ucrânia e o presidente ucraniano convidou o líder brasileiro para visitar o país.

Para esforços de paz credíveis e honestos é preciso falar com Kiev e ir até lá para ver a agressão através dos seus olhos e dos olhos daqueles que estão sendo bombardeados”, ponderou o diplomata.

Compartilhe  

últimas notícias