Diário de São Paulo
Siga-nos
Venezuela

Derramamento de petróleo da refinaria El Palito atinge a costa venezuelana

Hidrocarbonetos alcançam praias de Boca de Aroa, Impactando a vida marinha e atividades locais

Um derramamento de petróleo contaminou uma baía na costa centro-norte do país, no Mar do Caribe - Imagem: Reprodução | X (Twitter) - @AFPnews
Um derramamento de petróleo contaminou uma baía na costa centro-norte do país, no Mar do Caribe - Imagem: Reprodução | X (Twitter) - @AFPnews

por Marina Milani

Publicado em 18/08/2024, às 19h00


Um derramamento de petróleo, aparentemente originado na refinaria El Palito, na Venezuela, há vários dias, contaminou uma baía na costa centro-norte do país, no Mar do Caribe. A informação foi confirmada por cinco fontes à Reuters no sábado (18).

Um vídeo circulando nas redes sociais mostra petróleo acumulado na orla de uma praia da cidade de Boca de Aroa. A situação tem gerado preocupação entre os moradores e ambientalistas da região.

Até o momento, não houve comentários oficiais da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) ou do Ministério do Petróleo sobre o incidente.

A refinaria El Palito, com capacidade para processar 146 mil barris de petróleo bruto por dia, é o menor complexo de refino de petróleo da Venezuela. Localizada no município de Puerto Cabello, na costa do estado central de Carabobo, a refinaria é uma importante instalação para a indústria petrolífera do país.

"O derramamento veio de El Palito. Esta manhã, algumas praias de Boca de Aroa amanheceram com muitos hidrocarbonetos na costa, e isso afetou alguns barcos, incluindo embarcações de pesca artesanal", disse uma das fontes à Reuters. Outra fonte relatou ter visto três grandes manchas de óleo que chegaram à costa.

O derramamento de petróleo tem o potencial de causar sérios danos ao meio ambiente marinho, afetando a fauna e a flora local, além de prejudicar as atividades econômicas, como a pesca artesanal, que é vital para a subsistência das comunidades costeiras.

Compartilhe