Nova opinião da democrata contraria a posição mais rígida que ela tinha quando era promotora distrital

William Oliveira Publicado em 16/08/2024, às 11h15
Kamala Harris, atual vice-presidente dos EUA e candidata à presidência, expressou uma mudança de opinião em relação à legalização e ao uso da maconha. A candidata chegou a brincar que utilizou a droga quando ainda estava na faculdade.
Durante a campanha deste ano, a candidata pelo Partido Democrata chegou a afirmar ser um “absurdo” o governo classificar a droga como mais perigosa que o fentanil, criticando a classificação federal da cannabis como “patentemente injusta”.
Em uma entrevista, a democrata se recordou de, em tom humorístico, ter utilizado a planta quando estava na faculdade. “Eu inalei”, afirmou Kamala, fazendo referência a uma frase que Bill Clinton utilizou em sua campanha de 1992 para evitar críticas de que ele havia utilizado o entorpecente.
Diante do posicionamento tomado, Harris se tornou a primeira candidata presidencial dos dois grandes partidos, Republicano e Democrata, a defender oficialmente a legalização da maconha.
Atualmente, a maioria dos estados norte-americanos já legalizou o porte de maconha, principalmente aqueles em que o grupo de eleitores é mais jovem, público-alvo que a campanha Harris-Walz pretende atrair.
Mudança de opinião
Quando Kamala era promotora distrital, ela defendia a legalização da maconha apenas para uso medicinal. Na época, Harris se opôs à permissão da venda do entorpecente para uso recreativo, afirmando que isso causaria confusão no mercado medicinal.
Ao longo dos mandatos, Harris manteve uma postura mais rígida quanto à utilização do entorpecente, mas seu discurso mudou em 2019, durante a campanha presidencial, quando ela começou a defender a legalização do porte e do uso da maconha.
Leia também

Indicado por Orlando Morando à Faculdade de Direito é alvo do Gaeco por corrupção e lavagem de dinheiro

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

A Soberania Começa em Casa

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

VÍDEO: Mulher cai entre trem e plataforma durante superlotação na Linha 9-Esmeralda

Governo mira a própria militância e ignora os interesses estratégicos do Brasil

VÍDEO: Homem tenta estuprar nutricionista dentro de apartamento na Grande São Paulo

Pagamento do Bolsa Família em junho já tem data marcada; veja calendário

Alcolumbre reage a pressão por CPMI do Banco Master: "Palanque eleitoral"

O impacto dos Influenciadores Digitais nas decisões de compra