Diário de São Paulo
Siga-nos
ALERTA!

Coreia do Norte lança míssil e Japão orienta população a buscar abrigo e evacuar imediatamente

Ilha japonesa de Hokkaido entra em estado de alerta após detecção de equipamento balístico

Coreia do Norte lança míssil balístico. - Imagem: Divulgação
Coreia do Norte lança míssil balístico. - Imagem: Divulgação

Marina Roveda Publicado em 13/04/2023, às 08h09


"A Coreia do Norte disparou um novo míssil balístico", informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap nesta quinta-feira (13), citando o Exército da nação, que observou que o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul relatou o lançamento do projétil. O equipamento foi lançado em direção ao mar nipônico, o que gerou preocupação em autoridades do Japão e alerta de evacuação em uma ilha do país capitalista asiático. O gabinete do primeiro-ministro Fumio Kishida confirmou nas redes sociais que "a Coreia do Norte disparou o que parece ser um míssil balístico".

Na região norte de Hokkaido, as autoridades solicitaram aos moradores que procurassem abrigo em um prédio ou no subsolo. "Evacue imediatamente, evacuem imediatamente", disse o alerta emitido devido à ocasião.

O frenesi de teste de armas foi iniciado no ano passado pela Coreia do Nortee continua neste 2023. Segundo a matéria, o país afirma ter testado dois mísseis balísticos intercontinentais e dois drones subaquáticos com capacidade nuclear.

Na segunda-feira (10), o líder norte-coreano, Kim Jong Un, participou de uma reunião da Comissão Militar Central para discutir maneiras de "lidar com os movimentos crescentes dos imperialistas dos Estados Unidos e dos traiçoeiros fantoches da Coreia do Sul para lançar uma guerra de agressão", conforme a agência oficial KCNA. Kim Jong Un ordenou que as capacidades de dissuasão do país sejam fortalecidas em "velocidade mais rápida" e com uma abordagem "mais prática e ofensiva".

Paralelamente aos numerosos testes de armas do hermético país comunista, os Estados Unidos e a Coreia do Sul intensificaram as manobras militares na região, o que Pyongyang considera um ensaio para uma eventual invasão.

Compartilhe  

últimas notícias