Diário de São Paulo
Siga-nos
Coreia

Coreia do Norte aprova nova lei sobre uso de armas nucleares

Ataques preventivos para proteção são adotados oficialmente

Coreia do Norte aprova nova lei sobre uso de armas nucleares - Imagem: reprodução grupo bom dia
Coreia do Norte aprova nova lei sobre uso de armas nucleares - Imagem: reprodução grupo bom dia

Agência Brasil Publicado em 09/09/2022, às 14h51 - Atualizado às 14h51


A Coreia do Norteadotou oficialmente o direito de usar ataques nucleares preventivos para se proteger. O líder Kim Jong-un disse que a nova lei torna o status nuclear do país "irreversível" e barra negociações de desnuclearização, informou a mídia estatal nesta sexta-feira (9).

A decisão ocorre quando observadores dizem que a Coreia do Norte parece estar se preparando para retomar os testes nucleares pela primeira vez desde 2017. Cúpulas históricas com o então presidente dos Estados Unidos Donald Trump e outros líderes mundiais, em 2018, não conseguiram persuadir Kim Jong-un a abandonar o desenvolvimento de armas.

O Parlamento norte-coreano, a Assembleia Popular Suprema, aprovou a legislação nessa quinta-feira (8), em substituição a uma lei de 2013 que definiu pela primeira vez o status nuclear do país, segundo a agência de notícias estatal KCNA.

"O maior significado de legislar a política de armas nucleares é traçar uma linha irrecuperável para que não haja barganha sobre nossas armas", disse o líder em discurso na assembleia, acrescentando que nunca entregará as armas, mesmo que o país enfrente 100 anos de sanções.

Entre os cenários que podem desencadear um ataque nuclear está a ameaça de um ataque iminente; se a liderança, o povo ou a existência do país estiver sob ameaça; ou para ganhar vantagem durante uma guerra.

A leioriginal de 2013 determinava que a Coreia do Norte poderia usar armas nucleares para repelir a invasão ou ataque de um Estado hostil e fazer ataques de retaliação.

A nova lei vai além para permitir ataques preventivos, caso seja detectado ataque iminente de armas de destruição em massa ou contra "alvos estratégicos" do país, incluindo sua liderança.

Sob a lei, o líder norte-coreano tem "todos os poderes de decisão" sobre as armas nucleares, mas se o sistema de comando e controle estiver ameaçado, essas armas podem ser lançadas "automaticamente".

Compartilhe  

últimas notícias