Diário de São Paulo
Siga-nos
Fim da era

BuzzFeed fecha setor de notícias e demite 15% dos funcionários; CEO aponta culpado

A companhia perdeu 20% do valor depois do anúncio da decisão

BuzzFeed fecha setor de notícias e demite 15% dos funcionários; CEO aponta culpado - Imagem: reprodução / BuzzFeed
BuzzFeed fecha setor de notícias e demite 15% dos funcionários; CEO aponta culpado - Imagem: reprodução / BuzzFeed

Nathalia Jesus Publicado em 22/04/2023, às 13h37


Na última quinta-feira (20), um comunicado interno pegou os funcionários do BuzzFeed News, o setor de notícias do portal BuzzFeed, de surpresa ao anunciar o fechamento.

O portal é mais uma vítima da crise financeira experimentada por diversas mídias ao redor do mundo, principalmente nos EUA, em jornais consolidados, como New York Times, Washington Post, CNN International e Ganett.

Jonah Peretti, presidente da holding, disse em seu comunicado que a decisão foi tomada após dificuldades impostas no setor de mídias pela dominância de plataformas digitais "que não estavam dispostas a ajudar o site a sobreviver".

De acordo com informações do portal MediaTalks, cerca de 60 postos de trabalho serão afetados. Além disso, cerca de 15% do quadro de funcionários pode ser reduzido por conta dos cortes promovidos.

Segundo o CEO, algumas posições podem ser realocadas para outras áreas dentro da companhia, inclusive ao HuffPost, que, segundo Peretti, depende menos das plataformas digitais para se sustentar.

O BuzzFeed News Brasil já havia sido fechado em 2020. Na época, a justificativa também foi financeira e atrelada a falta de recursos captados em decorrência da pandemia da Covid-19. A versão brasileira do portal operou durante 4 anos.

O site BuzzFeed foi criado em 2006 e rapidamente se tornou um case de sucesso nas mídias digitais. As principais atividades da plataforma eram os conteúdos pop, listas e quizzes que se espalhavam rápido pela internet.

Em 2011, foi criada a divisão de jornalismo do canal, que foi considerada um sucesso também pelos analistas e alcançou diversos prêmios da categoria como o The Sidney Award, o George Polk Award, o National Magazine Award e o The National Press Foundation Award.

Uma reportagem sobre direitos humanos na China rendeu a o BuzzFeed News o Pulitzer 2021.

Assim que a decisão do fechamento do departamento jornalístico se tornou pública, o valor das ações do BuzzFeed caíram mais de 20%, o que deixou a empresa com um valor de mercado equivalente a US$ 100 milhões. Em 2016, a companhia valia US$ 1,7 milhão.

Compartilhe  

últimas notícias