Diário de São Paulo
Siga-nos
GUERRA

Brasileiro desaparecido em Israel após conflito é encontrado sem vida

A vitima natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, residia em Israel há sete anos e possuía cidadania israelense

A vitima natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, residia em Israel há sete anos e possuía cidadania israelense - Imagem: reprodução Instagram @reineinai
A vitima natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, residia em Israel há sete anos e possuía cidadania israelense - Imagem: reprodução Instagram @reineinai

Lillia Soares Publicado em 10/10/2023, às 10h33


Ranani Nidejelski Glazer, de 24 anos, um dos três brasileiros que estavam desaparecidos em Israel após o ataque do grupo islâmico Hamas, foi encontrado sem vida. A notícia foi veiculada pelo jornal Folha de São Paulo e posteriormente confirmada pelo Metrópoles nesta segunda-feira (9/10).

Ranani, que era natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, residia em Israel há sete anos e possuía cidadania israelense. O brasileiro havia cumprido serviço militar em Israel e residia em Tel Aviv, a capital do país, onde compartilhava moradia com amigos e trabalhava como entregador.

No último sábado (7/10), Ranani estava em uma festa ao lado de sua namorada, Rafaela Treistman, e um amigo, Rafael Zimerman, quando ocorreu o início dos bombardeios promovidos pelo grupo islâmico Hamas contra a região de Israel.

Essa celebração estava acontecendo nas proximidades da Faixa de Gaza, uma estreita faixa de território sob controle palestino. Conforme as informações do portal Metrópoles, o evento festivo em que Ranani estava foi alvo de uma invasão por parte de homens armados do Hamas, que cercaram o local e lançaram granadas contra os presentes.

De acordo com o relato de Rafael Zimerman, quando o ataque teve início, eles tentaram buscar abrigo. Entretanto, após saírem do abrigo, tanto ele quanto Rafaela não conseguiram mais encontrar Ranani Glazer. 

No sábado, o grupo Hamas lançou um ataque inesperado contra o território israelense, resultando em um saldo de pelo menos 700 vítimas fatais e centenas de feridos. As regiões mais impactadas foram Tel Aviv e Jerusalém, esta última sendo uma cidade de significância religiosa tanto para o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

Em reação a isso, as Forças Armadas de Israel começaram uma ação ofensiva em territórios palestinos, incluindo a Faixa de Gaza.

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informou que aproximadamente 14 mil brasileiros residem em Israel, enquanto outros 6 mil estão na Palestina.

O governo federal planeja o envio de seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para trazer de volta ao Brasil os cidadãos brasileiros que se encontram na área de conflito. Inicialmente, o foco será retirar da região, tanto de Israel quanto da Palestina, os brasileiros que estão na área a turismo.

A primeira aeronave está programada para chegar a Israel na manhã de terça-feira (10/10). Este avião tem capacidade para acomodar 230 passageiros e tem previsão de retorno ao território brasileiro na quarta-feira (11/10).

Compartilhe  

últimas notícias