Diário de São Paulo
Siga-nos

Brasil e Venezuela vão reforçar segurança na fronteira

Presidente venezuelano promete reativar cooperação contra crimes transfronteiriços e tráfico de drogas

Nicolás Maduro e Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Reprodução |  Marcelo Camargo / Agência Brasil
Nicolás Maduro e Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Reprodução | Marcelo Camargo / Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 01/06/2023, às 08h37


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta-feira que o país e o Brasil irão retomar a cooperação em segurança de fronteira. Maduro informou que o ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, em breve visitará o território brasileiro para estabelecer planos nessa área. A cooperação fronteiriça em segurança será reativada com o objetivo de combater o crime transfronteiriço, o tráfico de drogas e outros fatores de criminalidade.

Durante um evento transmitido pelo canal estatal de televisão "VTV", Madurodestacou a importância de uma fronteira de paz, prosperidade, tranquilidade e coexistência entre os dois países. A retomada das relações entre Venezuela e Brasil ocorreu com o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência do Brasil em janeiro, após quatro anos de suspensão.

Maduro e Lula se reuniram no Palácio do Planalto em Brasília na segunda-feira, onde estabeleceram as bases de um novo mapa de cooperação. O objetivo é avançar na integração dos países nas áreas de agricultura, indústria, comércio e energia, por meio de investimentos e transferência de tecnologia. Além disso, foi estabelecida uma rota de trabalho para a recuperação e defesa da Amazônia.

A reativação da cooperação em segurança de fronteira entre Venezuela e Brasil representa um passo importante na busca por uma maior cooperação bilateral e regional na luta contra o crime e a promoção da estabilidade na região.

Compartilhe  

últimas notícias