Diário de São Paulo
Siga-nos
Relações Internacionais

Avião russo trará 5 toneladas de carga misteriosa ao Brasil

A carga, que não é de conhecimento do governo brasileiro, vem com o ministro das Relações Exteriores da Rússia

Avião russo trará 5 toneladas de carga misteriosa ao Brasil - Imagem: reprodução Agenda Capital / Dmitry Terekhov via Aero In
Avião russo trará 5 toneladas de carga misteriosa ao Brasil - Imagem: reprodução Agenda Capital / Dmitry Terekhov via Aero In

Vitória Tedeschi Publicado em 10/04/2023, às 10h15


No próximo dia 17 deste mês, o Brasil deve receber o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov. No entanto, com ele deve chegar uma carga de 5 toneladas de material misterioso, que vem causando desconforto entre representantes diplomáticos de países que apoiam a Ucrânia na guerra contra a Rússia,

Isso porque essa carga classificada como 'bagagem diplomática', é um carregamento é sigiloso que não é de conhecimento do governo brasileiro e supostamente poderia representar perigo. Atualmente, o avião está parado na Argentina.

Vale citar que malas e bagagens diplomáticas não podem ser revistadas, mas parlamentares da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado avaliam solicitar informações ao Itamaraty.

Autoridades dos Estados Unidos, da Ucrânia e outras nações aliadas do governo ucraniano demonstraram, de maneira reservada, preocupação com o conteúdo a ser transportado. O temor é de que se trate de armamento ou de materiais para uso bélico por parte da Rússia.

Além do material desconhecido, Lavrov deve ser acompanhado por 18 agentes de segurança e inteligência russa. A chegada dele ao país gera tensão em meio a guerra na Ucrânia.

A viagem foi organizada em Moscou, na semana passada, quando o assessor especial da presidência, Celso Amorim, visitou o presidente da Rússia, Vladimir Putin. No entanto, a visita já estava sendo anunciada desde o início de março, quando Lavrov se encontrou com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.

Compartilhe  

últimas notícias