Diário de São Paulo
Siga-nos

Secretário-geral garante que Ucrânia será membro da OTAN

Jens Stoltenberg fez a declaração na terça-feira (28)

Jens Stoltenberg. - Imagem: Reprodução | EPA / Ansa - Brasil
Jens Stoltenberg. - Imagem: Reprodução | EPA / Ansa - Brasil

Marina Roveda Publicado em 01/03/2023, às 11h10


Na terça-feira (28), o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, garantiu que a Ucrâniapertencerá à OTAN a longo prazo. 

“Os países da Otan concordam que a Ucrânia se torne membro da aliança, mas ao mesmo tempo é uma perspectiva de longo prazo”, disse Stoltenberg durante uma visita à Finlândia, outro país candidato à adesão.

O ingresso da Ucrânia na OTANrepresenta uma linha vermelha para Moscou, que usou essa possível adesão para justificar a invasão, que completou um ano na sexta-feira (24).

A questão agora é garantir que a Ucrânia continue sendo uma nação independente e soberana e, para isso, temos que apoiar a Ucrânia”, completou Stoltenberg aos jornalistas.

O chefe da aliança militar ocidental analisou: “A guerra do presidente Putin na Ucrânia continua, e não há sinal de que ele vá mudar seus planos. Quer controlar a Ucrânia e não está se preparando para a paz, mas para mais guerra

Devemos encontrar marcos que garantam que o presidente Putin e a Rússia não vão voltar a invadir a Ucrânia”, finalizou Stoltenberg ao lado da primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin.

Compartilhe  

últimas notícias