Diário de São Paulo
Siga-nos
PROTESTOS NA FRANÇA

Aumenta para 719 o número de presos durante protestos na França neste fim de semana; manifestações continuam acaloradas

Mais de 2.800 pessoas detidas na França desde a morte de Nahel

Manifestação Francesa. - Imagem: Reprodução | BBC News.
Manifestação Francesa. - Imagem: Reprodução | BBC News.

Marina Roveda Publicado em 02/07/2023, às 12h50


O Ministério do Interior da Françainformou neste domingo (2) que o número de manifestantes detidos durante os protestos nas ruas do país neste fim de semana subiu para 719. Ainda assim, o órgão público relatou que a violência nos tumultos pareceu diminuir em relação às noites anteriores.

As manifestações tiveram início após a morte de um jovem de 17 anos, que foi baleado durante uma abordagem policial no subúrbio de Paris, na terça-feira passada. Os protestos já completam cinco dias e vêm sendo mobilizados em diversas cidades francesas, incluindo a capital Paris, além de Marselha e Lyon.

A crise social, que se alastra rapidamente, representa um novo desafio para a liderança do presidente Emmanuel Macron e expõe o profundo descontentamento em bairros de baixa renda, devido à discriminação e à falta de oportunidades.

Em um bairro ao norte de Paris, os manifestantes lançaram saraivadas de fogos de artifício e incendiaram barricadas, enquanto a polícia revidou com gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral.

Durante a noite, um carro em chamas atingiu a casa do prefeito do subúrbio parisiense de l'Hay-les-Roses, ferindo sua esposa e um de seus filhos, segundo as declarações do próprio prefeito.

Desde a morte do jovem Nahel na terça-feira, aproximadamente 2.800 pessoas foram detidas pelas autoridades francesas, em meio aos confrontos e protestos em várias regiões do país. A situação continua a ser acompanhada de perto pelas autoridades e pela população, enquanto o governo busca soluções para acalmar a tensão e encontrar respostas para as demandas dos manifestantes.

Compartilhe  

últimas notícias