Diário de São Paulo
Siga-nos
Argentina

Argentina emite 2 trilhões de pesos para cobrir obrigações imediatas

Estratégia visa cobrir vencimentos em menos de 90 dias diante de desafios econômicos

Javier Milei. - Imagem: Reprodução | Twitter / AFP
Javier Milei. - Imagem: Reprodução | Twitter / AFP

Marina Milani Publicado em 19/12/2023, às 08h28


O governo da Argentina anunciou hoje a emissão de 2 trilhões de pesos (equivalente a US$ 2,5 bilhões) em instrumentos de dívida pública para lidar com suas obrigações de curto prazo. Essa medida, divulgada por meio de um comunicado oficial publicado no Diário Oficial, tem como objetivo principal cobrir emissões com vencimento em menos de 90 dias.

O anúncio ocorre em um momento em que aguardamos esclarecimentos sobre os Leliq, um instrumento financeiro que tem sido discutido pelo presidente Javier Milei, mas ainda não houve uma decisão oficial sobre seu destino. Essa emissão de instrumentos de dívida busca assegurar recursos para o pagamento de dívidas imediatas, visando proporcionar estabilidade financeira ao país.

A estratégia de emitir dívida de curto prazo é uma resposta aos desafios econômicos enfrentados pela Argentina, incluindo a elevada inflação e a desvalorização da moeda. Diante desse cenário, a emissão de dívida pública torna-se uma ferramenta para obter os recursos necessários e cumprir as obrigações financeiras do governo.

Detalhes sobre a utilização desses recursos e as condições de pagamento devem ser esclarecidos pelo governo argentino nos próximos dias.

Compartilhe  

últimas notícias