Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Leather Leone está no topo

Imagem: Reprodução | YouTube
Imagem: Reprodução | YouTube
Marcelo Emerson

por Marcelo Emerson

Publicado em 04/04/2024, às 10h13


Música é arte e mercadoria. É arte porque pode expressar traços da alma do artista; é mercadoria porque precisa ser embalada para o comércio no mercado de consumo. Na qualidade de arte, a música está ligada primordialmente ao próprio artista que a cria, ao passo que a mercadoria se desliga do artista e se destina ao público. É neste momento, quando o ato de comércio veicula a arte, que surge a necessidade da publicidade.

Faço esta introdução porque conheço diversos músicos e cantores que são grandes em sua capacidade artística, mas merecem maior destaque em termos comerciais.

Cito um exemplo de uma cantora que tem toda minha admiração e atualmente está em turnê pelo Brasil: Leather Leone.

A vocalista conquistou seu espaço no cenário da música pesada quando foi a “frontwoman” da lendária banda Chastain. Depois disso firmou definitivamente uma posição de destaque no coração dos “headbangers” com sua carreira solo, em parceria com o brasileiro Vinnie Tex.

A turnê brasileira deste ano promove o álbum mais recente da banda LEATHER, cujo título é “We are the Chosen”, lançado em 2022.

O álbum reúne dez músicas inéditas compostas por Leone e Vinnie Tex e traz todos elementos de um ótimo disco de heavy metal. Inspirada por seu mestre Ronnie James Dio, Leone criou um álbum com linhas vocais criativas e fortes, equilibrando melodia e agressividade em alto nível. O trabalho está nivelado por cima, mas a faixa-títutlo, “Take Back Control” e “Shadows” se destacam na primeira audição. O disco foi lançado em mídia física no Brasil pela Classic Metal Records.

É o terceiro trabalho da discografia da cantora (além dos excelentes “Shock Waves” e II, lançados em 1989 e 2019, respectivamente).

A tour começou no dia 29 de março, no festival Abril Pro Rock, em Recife. Na sequência, a “We are the Chosen Brasiliran Tour 2024” passa por Santos/SP (07/04); capital de São Paulo, no dia 12 de abril; Limeira/SP (13/04); e termina no dia 14 de abril na capital do Rio de Janeiro.

Quando escrevo que eu gostaria de ver a Leather num patamar maior de mercado, não me levem a mal. Artisticamente ela está no topo. A cantora americana tem o respeito e a admiração dos fãs de heavy metal tradicional. Tenho a certeza que seus shows estarão lotados de fãs ardorosos. Ainda assim, quero destacar que a alta qualidade da música da Leather Leone, sua excelente performance vocal e a paixão com que ela ataca um palco lhe credenciam para atingir uma base maior de fãs no mercado da música pesada.

Compartilhe  

últimas notícias