Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Atenção especial com a segurança nos condomínios durante as férias

Segurança nos condomínios durante as férias - Imagem: Reprodução | YouTube
Segurança nos condomínios durante as férias - Imagem: Reprodução | YouTube
Marcelo Emerson

por Marcelo Emerson

Publicado em 21/12/2023, às 06h43


Com a chegada das férias, a segurança dos condomínios exige atenção redobrada.
Há diversos fatores que tornam o ambiente condominial mais vulnerável à ação de criminosos nesse período.

Podemos citar como exemplos de tais fatores os seguintes: há mais unidades autônomas desocupadas, mais visitantes circulando pelas áreas comuns e aumenta consideravelmente a quantidade de entregas.

Antes de tudo, é necessário lembrar da importância de manter o cumprimento das normas e procedimentos de segurança.

É comum nessa época do ano abrir exceções às regras e fazer concessões quanto ao controle de acesso de pessoas estranhas ao condomínio.

Diante do aumento do fluxo de pessoal, os profissionais de portaria tendem a flexibilizar em demasia as normas e procedimentos, permitindo o acesso e o trânsito na área comum de pessoas não identificadas.

Por conta do maior volume de entregas no mês de dezembro e as constantes entregas de "cestas de Natal", há exigência de maior rapidez no acesso dos entregadores, o que pode ocasionar a autorização de acesso de pessoas não identificadas nas dependências do condomínio.

Uma medida que pode ajudar a lidar com este risco é a instalação de mecanismo conhecido como "passa-volumes", fazendo com que apenas a encomenda seja deixada no interior da portaria.

Atualmente há empresas que disponibilizam armários desbloqueados apenas por QR CODE ou dispositivos digitais semelhantes, com acesso restrito aos condôminos.

Outro fator de risco nesse período é o aumento de convidados para as festas (Natal e Ano Novo).
Em muitos condomínios há mais de uma festa acontecendo em diferentes espaços comuns (salão de festas, espaço gourmet e churrasqueira), o que ocasiona o aumento no acesso de pessoas estranhas ao condomínio nas áreas comuns ou em trânsito para festas realizadas nas unidades autônomas.

É importante que os profissionais de portaria estejam treinados para lidar com o público, mantendo a postura respeitosa, mas nunca abrindo mão do rigor no cumprimento das normas e dos procedimentos de segurança.

Além disso, o ideal é que os condôminos forneçam para a portaria lista com nomes e número de documento de identificação dos convidados.

Mais que isso, cabe aos condôminos instruir corretamente seus convidados sobre as áreas a que podem ter acesso.

O síndico também é responsável por observar se as normas são rigorosamente cumpridas, além de checar a regularidade do funcionamento de todos os sistemas e equipamentos de segurança das áreas comuns (alarmes, CFTV, portões, clausuras, perimetral etc).

Nos condomínios com grandes extensões de área comum faz-se necessário manter as rondas periódicas, sobretudo no período noturno e não elaborar escala de trabalho que comprometa o quadro de pessoal nas datas festivas.

Os profissionais de segurança devem comunicar imediatamente a seus superiores e às autoridades competentes quaisquer movimentações suspeitas nas imediações do condomínio.

Diante de tudo isso, as festas de Natal e Ano Novo devem ser lembradas como ocasiões de celebração e não de uma noite na Delegacia.

Compartilhe  

últimas notícias