Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Pode parar de reclamar! Falta um ano para as eleições!

Eleições 2024. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Eleições 2024. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Kleber CarrilhoSe você é daquelas pessoas que reclamam do ambiente político e acham que todo o mundo que concorre a cargos públicos tem más intenções, então chegou a sua hora. Isso mesmo! Falt

por Kleber CarrilhoSe você é daquelas pessoas que reclamam do ambiente político e acham que todo o mundo que concorre a cargos públicos tem más intenções, então chegou a sua hora. Isso mesmo! Falt

Publicado em 07/10/2023, às 07h45


Se você é daquelas pessoas que reclamam do ambiente político e acham que todo o mundo que concorre a cargos públicos tem más intenções, então chegou a sua hora. Isso mesmo! Falta exatamente um ano para as eleições municipais e, claro, é a melhor hora para você colocar todas as suas ideias para fora e se oferecer para disputar um cargo na sua cidade.

Você pode, por exemplo, usar todas as suas insatisfações para criar um grupo de pessoas com os mesmos interesses e pensamentos parecidos para propor uma nova forma de gerir a sua cidade. Isso porque, ao contrário do que muita gente pensa, é no local em que se vive (ou seja, a cidade) que começa a transformação política, e também a experiência administrativa.

Mas é claro que você também não precisa ser o candidato ou a candidata. Pode estimular gente que tenha coragem de encarar o desafio, preparar-se para o debate, entender as propostas do grupo e apresentá-las para a população.

Porém, acho mesmo que, para quem mais critica e tem ideias de como fazer, o ideal é ser a principal figura de um projeto político, usando as redes sociais, os encontros presenciais, as feiras, as igrejas, os mercados, as escolas, para propor formas de melhorar a vida de todos.

O que não vale é ficar somente nas redes sociais falando mal de todos, porque aí não dá para fazer muita coisa. E, em geral, este é o caminho que muitas pessoas têm trilhado, optando por torcer para um grupo político, demonizando o outro, e trocando de liderança quando vê que aquela anterior não funcionou. Mais ou menos como fazem os torcedores de futebol que ficam no sofá, mas sem a fidelidade que em geral os brasileiros têm aos times.

Portanto, já que chegou a sua hora, busque uma boa equipe, trabalhe a estratégia e apresente o seu projeto.

Não importa se você está à direita ou à esquerda, tenho certeza de que a sua cidade vai ganhar muito com as suas propostas, as suas ideias e a sua capacidade de juntar gente.

É importante lembrar, porém, que isso exige compromissos e comprometimento de longo prazo, para que as ideias possam ser desenvolvidas, discutidas, transformadas em projetos, para que sejam realizadas.

Quero ver diversos novos projetos, novos atores e novas ideias nas próximas eleições, daqui a um ano. E me coloco à disposição para uma conversa, para dar pelo menos uma contribuição ao maior número de novos atores no ambiente político.

Afinal, se você reclama tanto, com certeza vai conseguir melhorar o cenário

Compartilhe  

últimas notícias