Diário de São Paulo
Siga-nos

Há um ano

Há um ano - Imagem: reprodução grupo bom dia
Há um ano - Imagem: reprodução grupo bom dia

Kleber Carrilho Publicado em 17/09/2022, às 10h42


Peço licença para trazer aqui de novo, requentado, o texto que escrevi há um ano, em que perguntei o que você estava fazendo para se preparar para as eleições:

Sim, daqui a um ano tem eleições. Exatamente cinco eleições. A Assembleia Legislativa, a Câmara dos Deputados, o Senado, o Governo do Estadoe a Presidência da República vão ter gente nova (ou velha) que você vai ajudar a colocar lá.

E você entendeu por que eu falei antes da Assembleia e da Câmara? Por um motivo fundamental. Se você realmente quer influenciar a vida política, tem que focar principalmente nesses dois espaços, na sua representação.

“Ah, mas eu gosto mesmo é de torcer para presidente e governador!” Tudo bem, mas essas torcidas pouco resultam em mudanças de verdade. O que pode fazer com que o país seja diferente daqui a algum tempo é a força que você pode dar a projetos que estão perto de você.

Por isso, que tal verificar lideranças que tenham capacidade de se tornar deputadas e deputados, ficar ao lado, fazer campanha, influenciar com as suas ideias? Ou, ainda, se você tiver condições, por que não se apresentar para os cargos? No final das contas, ninguém é melhor do que você para fazer política do jeito que você pensa.

Eu tenho feito a minha parte. Tenho feito mentorias para jovens lideranças, influenciado pessoas que eu acredito que sejam competentes para se apresentarem nas eleições e, com certeza, vou ter dificuldade para escolher em quem votar, de tanta gente boa que eu conheço e que vai merecer o meu voto.

Notou? Enquanto muita gente diz que só tem malandro na política, eu estou aqui pleno e satisfeito, com um monte de pessoas boas (principalmente mulheres) que estarão entre as minhas opções.

Por isso, tudo depende da sua escolha agora. Se você olhar para os lados e começar a acompanhar (inclusive pelas redes sociais) as pessoas competentes, com certeza a discussão política vai ser muito mais bacana no ano que vem.

Pense de novo: você quer mesmo deixar de lado essa política de verdade para ficar torcendo para personagem que vai ser candidato a presidente ou governador?

Se você quer, esse é um problema seu. Eu prefiro ver gente boa trabalhando, estudando, aprendendo e levando as minhas esperanças para projetos que, de verdade, podem mudar o futuro.

E então? Passados 12 meses, o que você fez? Ajudou um projeto político acontecer? Ou vai decidir seus votos para representantes pelos santinhos no dia da eleição?

Kleber Carrilho é professor, analista político e doutor em Comunicação Social

Instagram: @KleberCarrilho

Facebook.com/KleberCarrilho

Compartilhe  

últimas notícias