Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Resenha com o Kascão: "Por que duvidam do Botafogo"

Por que duvidam do Botafogo - Imagem: Reprodução | YouTube
Por que duvidam do Botafogo - Imagem: Reprodução | YouTube
Renato Nalesso

por Renato Nalesso

Publicado em 26/06/2023, às 09h26


Os mais antigos falam que os melhores times do Brasil durante muito tempo foram Santos e Botafogo, sobretudo por ter em seus elencos gênios da bola como Pelé e Garrincha. Mas desde o final da década de 1970 o Fogão caiu muito. Não só perdeu em desempenho técnico como também caiu em descrédito no futebol. Nas últimas quatro décadas o time da Estrela Solitária só teve um lampejo de protagonismo, que foi no título do Brasileirão de 95, com Donizete e o artilheiro Túlio Maravilha. De lá pra cá  apenas poucos títulos estaduais e alguns rebaixamentos.

Nem quando o investidor americano Jonh Textor anunciou o acordo com o Botafogo – e a promessa que investiria milhões em reforços – existiu um voto de confiança por parte do torcedor. Ainda porque desde que o acordo foi firmado, no início de 2022, o time só fez campanhas meia-bocas. Mas a verdade é que com o técnico português Luís Castro o que se viu ao menos foi organização e bom planejamento. E aparentemente esse trabalho estamos vendo agora no Brasileirão 2023.

Por mais que ainda não inspire confiança nos rivais, o Botafogo vem fazendo uma campanha extremamente consistente. São 10 vitórias em 12 jogos, sendo a última contra o poderoso Palmeiras do Abel Ferreira, com quem vinha brigando pela liderança da competição. Com o resultado os cariocas abrem sete pontos de diferença para o segundo colocado (hoje o Grêmio) e de quebra ganha uma gordura para jogar com mais tranquilidade.

Não me canso em dizer que no futebol gira muita grana. Se trabalharcom honestidade e o mínimo de planejamento as coisas tendem a evoluir rapidamente. Parabéns Fogão! Seu sucesso é exemplo de como gerir bem o futebol.

Oscilante e irritante

Em Curitiba o Corinthians sofreu mais uma vez e perdeu para o Athlético/PR por 1 a 0. Mas o placar não fala o que foi o jogo. A verdade é que o Timãolevou uma surra de bola do Furacão. Pior é o técnico Luxemburgo após o jogo vir na coletiva de imprensa falar em evolução da equipe. Ridículo! É incrível ver uma atuação pífia como essa logo depois de ter apresentado um futebol convincente no clássico diante do Santos. Hoje os torcedores corintianos perderam totalmente a confiança no time. A credibilidade foi para o espaço! A luta tem que ser fugir do rebaixamento só para conseguir iniciar 2024 com o mínimo de esperança. Mas é fato que para isso acontecer precisa ser feita uma reformulação geral no clube. A começar pela diretoria, que se mostrou extremamente incompetente. 

Compartilhe  

últimas notícias