Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Resenha com o Kascão: "No caminho da Seleção?"

Fernando Diniz. - Imagem: Reprodução | O Globo
Fernando Diniz. - Imagem: Reprodução | O Globo
Renato Nalesso

por Renato Nalesso

Publicado em 01/05/2023, às 08h12


Sempre fui extremamente crítico com o técnico Fernando Diniz. Nunca me conformei com o tamanho da moral que a mídia construiu para um profissional que até então só tinha conquistado duas Copas Paulistas (um torneio Estadual para times do interior de São Paulo). O estilo de posicionar sua equipe dentro de campo também me parecia mais marketing do que racional. Afinal de contas por mais que atacasse com agressividade, toda vez deixava sua defesa exposta. A ponto de tomar umas goleadas improváveis, como contra o Inter e Bragantino quando estava a frente do São Paulo. 
Contrastava também puxadas de saco de alguns jogadores experientes, como aquela vez que Daniel Alves disse que 'todos os clubes deveriam ter mais Fernandos Diniz', com comportamentos bizarros como as ofensas descabidas e exageradas ao volante Tchê Tchê. Ou alguém já esqueceu daquela história do mascaradinho e perninha??? Pois então, após a passagem pelo São Paulo ainda treinou Santos e Vasco da Gama. Sem sucesso.
Mas em abril do ano passado ele assumiu o Fluminense. A meta era fazer um bom Brasileirão com uma equipe jovem e desacreditada. E não só fez uma excelente campanha, ficando em terceiro lugar, como garantiu uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Ajudou a despontar vários bons jogadores, como os jovens André e Calegari, além de transformar o argentino Cano no maior artilheiro do futebol brasileiro. 
E as conquistas da Taça Guanabara e do Cariocão em 2023 foi a consagração definitiva de um treinador que virou forte candidato para assumir o cargo de comando da Seleção Brasileira. E querem saber? Acho que ele reavaliou e mudou alguns conceitos. Melhorou de fato. O discurso para receber o prêmio de melhor técnico do Estadual foi sensacional. Penso igual.
Tive minhas ressalvas. Hoje respeito muito. Merece vôos maiores.
Compartilhe  

últimas notícias